Localizada bem no coração de Vinhedo, a Represa 1 “João Gasparini” já colhe os frutos da revitalização do espaço concluída há alguns dias. A entrega das obras, oficialmente, foi neste domingo, 21 de abril.
A represa recebeu novas ciclovias, pistas de caminhada e a instalação de bloquetes intertravados permeáveis, trazendo mais acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida e ampliando o conforto para esportistas e feirantes.
Há muitos anos o local, que foi inaugurado em 2 de abril de 1979, em todos os seus 62 mil metros, não recebia melhorias. A reforma incluiu ainda a implantação de novas passarelas, que foram alargadas; a pavimentação do estacionamento com bloquetes; a instalação de um gradil de proteção da pista de caminhada com tubo de aço galvanizado a cada 2 metros e três fiadas de corda. Para completar, as quadras também foram revitalizadas com troca das telas e nova pintura, e os banheiros reformados.
Desassoreamento
Além da revitalização do atrativo turístico, o local vem recebendo desassoreamento completo e deve ser concluído ainda no primeiro semestre. O objetivo do desassoreamento é aumentar o volume de água armazenado, contribuindo para o período de estiagem. A previsão é retirar um total de 8 mil caminhões de sedimentos, o que soma cerca de 64 mil m cúbicos de sujeira.
Os trabalhos de desassoreamento tiveram início no ano passado com o estudo de batimetria que apontou, exatamente, os locais que podem ser limpos e a quantidade de areia e outros detrimentos que podem ser retirados, sem ônus à reserva de água.
Atualmente, parte da água que desce por gravidade da região leste da cidade, alimentada pela bacia do Bom Jardim, se perde por terra no percurso, enquanto a outra parte chega assoreando a represa. Com a construção da adutora, ao longo da Rodovia Edenor João Tasca, esse problema será resolvido, com aproveitamento total da água canalizada para o abastecimento.