Fique por dentro das informações sobre o período de emergência hídrica que foi decretado no município de Vinhedo.
Decreto Emergência Hídrica
Decreto nº 170, de 20 de maio de 2024
- Autoriza a utilização de poços, reservações e represamentos privados, urbanos ou rurais para fins de abastecimento e armazenamento de água, enquanto persistir a estiagem.
- Suspende a emissão de diretrizes para novos empreendimentos e suas respectivas aprovações de plantas e projetos, mesmo para os que já estejam em andamento.
- Autoriza a Sanebavi a adotar todas as medidas necessárias para garantir a segurança hídrica da cidade, a partir da contratação de empresas especializadas, compra de materiais e serviços, implementação de campanhas de conscientização, realização de obras emergenciais, monitoramento constante dos níveis dos reservatórios e adoção de medidas de racionamento e controle de consumo.
- Prevê multas para quem desperdiçar água. Este decreto tem como objetivo envolver a população no processo de economia de água, para que utilizem o recurso de forma responsável. As multas serão aplicadas para ações como regar gramados e jardins, manter torneiras abertas ou ligadas, lavagem de calçadas ou veículos, entre outras, com valor de R$663,00 e em caso de reincidência o valor dobra.
- Cria a comissão de gestão de crise hídrica formada por representantes de secretarias municipais e da autarquia para acompanhar as ações anunciadas.
Transparência sobre o volume dos mananciais de água bruta e situação hídrica do município
Desde 2021 os munícipes podem acompanhar através do site o volume de água disponível em cada manancial de água bruta onde ocorrem a captação para o tratamento.
Clique aqui e veja os gráficos.
Também estão sendo divulgados todas as sextas-feiras os boletins sobre a situação hídrica do município,
clique aqui para acompanha-los.
Notícias
Abaixo, você pode acompanhar as notícias publicadas sobre o período de crise hídrica no município.