O reforço no abastecimento será direcionado para os pontos críticos dos Sistemas Mirante, Boiada e Capela
Neste sábado (25) e domingo (26), uma iniciativa conjunta entre a Prefeitura e a Sanebavi irá reforçar o abastecimento de água em Vinhedo. Caminhões-pipa, contratados especificamente para essa finalidade, estarão em ação para aumentar a oferta de água e garantir o fornecimento à população. Essa medida é parte de um esforço contínuo para atender à demanda, especialmente em períodos críticos como o que a cidade está enfrentando.
Os caminhões-pipa, com capacidade para 20 mil litros, e as carretas, com mais de 30 mil litros, darão suporte ao sistema de rodízio atual, auxiliando na estabilidade dos reservatórios e no fornecimento regular de água. O abastecimento será direcionado para os pontos críticos dos Sistemas Mirante, Boiada e Capela, contribuindo para o restabelecimento da pressão nessas áreas. Estima-se que aproximadamente 43 caminhões serão utilizados neste final de semana.
Desde a última quinta-feira (23), Vinhedo implementou um sistema de rodízio preventivo no abastecimento de água. Essa medida visa restabelecer o equilíbrio das reservas de água bruta e tratada, assegurando que todos os bairros recebam o recurso de forma equitativa e programada.
No sistema ETA 1, a distribuição de água é dividida em setores verde (Sistema Mirante/Centro) e amarelo (Sistema Boiada), alternando a cada 24 horas. O rodízio começou na quinta-feira, com o abastecimento para os bairros do setor verde e, no da seguinte, os do setor amarelo, seguindo esse ciclo. Para os bairros da Capela e Santa Cândida, o rodízio é de 12 horas, com interrupção diária programada entre 20h e 21h, retornando a partir das 8h do dia seguinte. No Condomínio Santa Fé, abastecido por poços artesianos, há interrupção diária às 21h, retornando a partir das 6h, exceto às segundas e quintas, quando o retorno será a partir das 14h.
É importante ressaltar que o retorno da água pode não ser imediato em todos os locais, devido a diferentes fatores como manobras, recuperação dos reservatórios, dimensão da rede e localização das residências.
Além disso, é fundamental que a população contribua fazendo um uso responsável da água e evitando desperdícios, como lavagem de calçadas, carros, quintais, telhados e jardins. Um decreto está em vigor para punir com multa ações de desperdício.
Com medidas conjuntas, investimento maciço em obras e o apoio da população, Vinhedo vai superar os desafios do abastecimento de água de forma eficaz garantindo que o recurso atenda satisfatoriamente essa e as próximas gerações.
Investimentos
Desde 2021, a Prefeitura e a Sanebavi têm investido em obras para garantir a sustentabilidade hídrica da cidade. Uma nova represa foi incorporada ao sistema na região da Capela, e a construção da quinta represa já está em andamento. Além disso, a ETA 2 está em obras de ampliação e investimentos para triplicar sua capacidade de tratamento de água. Outras medidas incluem o funcionamento da ETA 3, a construção da adutora do Bom Jardim e a instalação de novos reservatórios de água tratada.