Nível dos reservatórios continua baixo e população deve manter o uso consciente da água
As chuvas recentes registradas em Vinhedo e região trouxeram um alívio temporário ao sistema de abastecimento da cidade, mas o volume de água acumulado ainda está longe de ser suficiente. As precipitações, que alcançaram a marca de 178 milímetros em novembro, contribuíram para um equilíbrio momentâneo nas reservas, mas a demanda diária de água para atender os moradores de Vinhedo segue alta. Para se ter ideia, atualmente a cidade precisa de aproximadamente 20 milhões de litros de água por dia para atender a população.
Apesar do abrandamento, o município necessita de chuvas mais abundantes para aumentar, de fato, o volume das reservas e assegurar que o abastecimento continue estável. Além disso, a manutenção do sistema de rodízio em dezembro continua sendo indispensável.
A Represa 1, uma das principais fontes de água para a cidade, está com 50% da sua capacidade nesta quinta-feira (28), apresentando um nível estável com base nos dados dos últimos 15 dias. As represas 2 e 3, por sua vez, estão com 58% e 31,7% de capacidade, respectivamente. Já a Lagoa Santa Cândida e a Represa IV, que abastecem a região da Capela, seguem com cerca de 95% de sua capacidade.
Diante desse cenário, enquanto a temporada de cheia, que historicamente ocorre entre janeiro e fevereiro, não chega, é fundamental que a população continue praticando uso consciente da água, evitando ao máximo desperdícios, a fim de garantir que as reservas sejam suficientes para suprir a demanda da cidade.