Revezamento permanece até segunda-feira (06) para recuperação dos reservatórios
A Sanebavi realizou a substituição do primeiro dos três conjuntos de bombas do Recalque Pinheirinho, na manhã deste sábado (04). A ação realizada em tempo record colocou o sistema de bombeamento parcialmente em operação enviando água para a Estação de Tratamento - ETA1. Com a força-tarefa, a ETA voltou a trabalhar próximo da sua capacidade máxima, iniciando o processo de equalização do sistema.
De acordo com o Gerente Técnico de ETA, Matheus Nardi, embora a estação esteja operando em condições próximo da normalidade em volume de tratamento, a recuperação do sistema deve ocorrer a partir de 48 horas “A instalação do conjunto de bombeamento amplia a capacidade de produção, porém, o prazo mínimo estimado para a estabilização do sistema é de 48 horas, ou seja, na próxima segunda-feira (06). São necessários cerca de 9 milhões de litros para a recuperação dos reservatórios”, explica.
O cenário de falta de água registrado nos últimos dias em Vinhedo, é consequência dos estragos causados pelas fortes chuvas da última terça-feira (28), que danificou equipamentos do Recalque Pinheirinho impedindo o funcionamento e resultando na perda de cerca de 36.000m³ que deixaram de ser captados para tratamento neste período. O recalque é responsável por cerca de 56% do volume das operações normais da Estação.
Diante da redução na produção da ETA, na última quarta-feira (01), a Sanebavi precisou adotar, emergencialmente, o sistema de revezamento 24h X 24h entre os dois setores, verde e amarelo, para conseguir distribuir água a todos os bairros. O rodízio permanece até a segunda-feira (06), para que seja possível a recuperação dos níveis dos reservatórios e estabilização do sistema.
A finalização dos serviços de manutenção do Recalque Pinheirinho está marcada para a próxima terça-feira (07), quando será feita a instalação do segundo motor que compõe o conjunto de bombas do local, que vai garantir a vazão regular diária do sistema.