Prefeitura está investindo cerca de R$ 10 milhões para resgatar este ponto turístico de Vinhedo
Um dos cartões postais de Vinhedo, a Represa 1, está recebendo um conjunto de melhorias da Prefeitura que incluem obras de revitalização dos espaços de lazer e desassoreamento completo do local.
Segundo o prefeito Dr. Dario Pacheco, o objetivo das melhorias é aumentar o volume de água armazenado e, com a revitalização, resgatar a represa como um ponto turístico de referência na cidade, atendendo com excelência os que frequentam o local. “Há muitos anos a Represa 1 aguarda essas melhorias. Além da limpeza e desassoreamento de grande importância para nossos recursos hídricos, o local se tornará de fato um grande ponto turístico, com melhores condições de uso para os feirantes e frequentadores”, explicou.
Os trabalhos tiveram início no ano passado com o estudo de batimetria no local que apontou, exatamente, os locais que podem ser limpos e a quantidade de areia e outros detrimentos que podem ser retirados do local, sem ônus à reserva de água. O desassoreamento completo do local tem o prazo de conclusão de 12 meses.
Já as obras de revitalização devem ser concluídas em cerca de 4 meses e incluem a implantação de ciclovias e pistas de caminhada ao longo de todo o contorno da represa em seus 62 mil metros, com a pavimentação da pista de caminhada e implantação de bloquetes intertravados que são permeáveis e favorecem o uso, tanto de praticantes de esportes quanto de pessoas com mobilidade reduzida.
Também está incluso no pacote, orçado em cerca de R$ 10 milhões, a reforma e implantação de novas passarelas, que serão alargadas; a pavimentação do estacionamento com bloquetes, a instalação de um gradil de proteção da pista de caminhada com tubo de aço galvanizado a cada 2 metros e três fiadas de corda. Pra completar, as quadras serão revitalizadas com troca das telas e nova pintura.