Após a realização de quatro audiências públicas que discutiram com representantes da sociedade a revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico, a empresa responsável pelo processo de revisão está trabalhando na elaboração do relatório final do plano.
O documento irá apresentar os diagnósticos com análises e propostas concretas, definindo prazos e investimentos para os quatro serviços que compõem o saneamento ambiental: abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, drenagem e manejo de águas pluviais.
“Com a revisão, o município vai ajustar o plano atual, apontando novos caminhos para garantir a execução do Plano de Saneamento Básico”, afirma o superintendente da Sanebavi, Ricardo Facchini Rodrigues.
O Plano Municipal de Saneamento Básico está sendo elaborado pela Sanebavi em conjunto com a Prefeitura de Vinhedo, por meio das secretarias de Serviços Municipais e de Meio Ambiente e Urbanismo.
A revisão atende as exigências da Política Nacional de Saneamento Básico (Lei 11.445/07) e da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/10).
O Plano Municipal de Saneamento Básico está sendo revisto com recursos repassados a fundo perdido pelo FEHIDRO (Fundo Estadual de Recursos Hídricos).