Obras em andamento reforçam abastecimento e garantem mais segurança hídrica para a cidade
A Sanebavi segue ampliando a capacidade de reservação de água tratada em Vinhedo com a instalação de novos reservatórios e a modernização do sistema de abastecimento. Atualmente, uma das principais obras em andamento é a construção do reservatório de 1,3 milhão de litros no Jd. Florido, na Capela. A estrutura está na fase de interligação ao sistema de distribuição e será fundamental para atender à crescente demanda da região mais populosa do município.
No ano passado, a Capela já havia recebido reforços no armazenamento, como o reservatório de 100 mil litros entregue em julho. Com a adição do novo tanque, a capacidade total do sistema Florido aumentará em 63,7%, passando de 2.040.000 para 3.340.000 litros.
Além das obras em andamento, a Sanebavi também está planejando a construção de um reservatório de grande porte na região da Boiada. Com capacidade para 7,3 milhões de litros, a nova estrutura beneficiará bairros atendidos pelo sistema da ETA 1, responsável pelo abastecimento de cerca de 74% da cidade.
Ampliação do sistema
Nos últimos anos, a Sanebavi entregou diversas melhorias para reforçar o abastecimento da cidade, aumentando a capacidade total de reservação em 3,5 milhões de litros. Entre as principais obras concluídas, destacam-se os reservatórios Mirante e Observatório, ambos com capacidade de 1 milhão de litros, reforçando o armazenamento da região leste.
Outro avanço foi a entrega do reservatório de 100 mil litros na Vila João XXIII, beneficiando diretamente os bairros Vila João XXIII, Vila Pompeia, CDHU Mário Covas, Vila Santana e Jardim São Thomé. O tanque complementa o sistema da região, que ainda contará com a construção de mais um reservatório no futuro.
Além do aumento da reservação, a Prefeitura e a Sanebavi estão investindo na modernização das Estações de Tratamento de Água. A ETA 3 já está em operação, produzindo mais de 720 mil litros de água por hora, enquanto a ETA 2 passa por uma obra que triplicará sua capacidade, de 50 para 150 litros por segundo, garantindo um abastecimento mais eficiente para a região.