A Sanebavi está adotando medidas para minimizar os impactos da baixa recuperação dos reservatórios na região da Capela. Para garantir o abastecimento, a autarquia está disponibilizando nesta quinta-feira (13), carretas de água potável a fim de auxiliar na recuperação dos reservatórios, que estão com níveis baixos em consequência do aumento do consumo nesses dias de calor intenso. A medida emergencial deve aliviar a situação e diminuir os impactos até que o sistema normalize.
Atividades como lavagem de calçadas, carros e o uso excessivo de mangueira, que consomem grandes volumes de água, continuam entre os principais fatores para a queda nos níveis dos reservatórios. Por isso, a Sanebavi destaca a importância da colaboração da população com práticas mais responsáveis no consumo de água. Lembrando que ações de desperdício continuam proibidas e passíveis de multa de acordo com o Decreto 14/2025.
Embora o período seja chuvoso, é importante destacar que a Estação de Tratamento de Água (ETA 2) está operando em sua capacidade máxima. Apesar da disponibilidade de água bruta devido às chuvas, a estação possui um limite de produção, e o volume de água tratada não está conseguindo acompanhar o aumento do consumo, especialmente em virtude das altas temperaturas.
A Prefeitura de Vinhedo, em parceria com a Sanebavi, segue com as obras de ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA 2) que, quando concluídas, triplicarão a capacidade de tratamento na região da Capela. Além disso, um novo reservatório de 1,3 milhão de litros de água tratada está sendo instalado para melhorar a distribuição e atender melhor os moradores dessa região.