Procedimento tem início nos reservatórios da ETA II e Vila Hípica e segue conforme cronograma da autarquia. Durante a manutenção pode haver pequenos períodos de desabastecimento.
Na primeira quinzena de abril, dias 11, 12 e 13, a Sanebavi – Saneamento Básico Vinhedo fará a limpeza e desinfecção dos reservatórios do sistema ETA II e Vila Hípica. Durante a execução do procedimento, a autarquia alerta que, por um breve período, poderá haver interrupção no fornecimento de água para os bairros abastecidos por estes reservatórios.
De acordo com o superintendente da Sanebavi, Danilo Ferraz, a lavagem e higienização são imprescindíveis para assegurar a qualidade da água fornecida à população “A Sanebavi realiza periodicamente a desinfecção dos reservatórios em todo o município para fornecer aos vinhedenses água potável adequada para o consumo e que não apresente prejuízos à saúde da população”, ressaltou.
Para a limpeza de cada reservatório é feita a aplicação de uma solução biocida que atua na remoção dos substratos contidos nas paredes e consequentemente a desinfecção eliminando assim os microrganismos patogênicos eventualmente presentes na água.
De acordo com o cronograma da Sanebavi, os reservatórios do sistema ETA 1 serão limpos nos dias 13, 18, 19 e 24. Já os reservatórios localizados nas regiões da Morada da Lua, Vila João XXII, Jd. Melle e Jd. Floresta passarão pela desinfecção no dia 20. Em seguida, no dia 25, será a vez da região do Santa Fé, e após, a limpeza chega aos reservatórios do Marambaia e Vista Alegre, dias 27 e 3 de maio consecutivamente. No dia 4 de maio, a limpeza será feita nos reservatórios da região da Nova Vinhedo, Alpes e São Joaquim e, para finalizar, no dia 9, Vila Florência e Jardim Miriam.
Investimentos
O padrão da água está entre as preocupações do prefeito Jaime Cruz, que destacou a importância de uma gestão pública comprometida com o bem estar dos cidadãos. “Demos um salto na qualidade nos serviços de saneamento prestados à população. Para isso, muitos investimentos vêm sendo feito em Vinhedo, como a construção do reservatório para dois milhões de litros de água tratada, localizado na Estrada da Boiada, e a construção da ETA III, que aumentará a oferta hídrica no município. Também estamos fazendo a substituição da rede adutora da Estrada da Boiada, obra essencial para a melhoria do abastecimento e diminuição das perdas de água tratada no sistema”, afirmou o prefeito Jaime Cruz.