Nesta semana, a Sanebavi deu início à elaboração do projeto arquitetônico e estrutural para instalação de uma barreira acústica e visual na Estação de Tratamento de Água – ETA 3 Capivari. A medida atende as exigências contidas no Termo de Ajustamento de Conduta – TAC firmado entre o Mistério Público, Condomínio São Joaquim e Sanebavi, que prevê ações para minimizar os impactos das instalações aos moradores do entorno da estação.
O projeto está sendo desenvolvido com base no Laudo de Avaliação de Ruídos realizado por uma empresa técnica especializada contratada pela autarquia, o qual aponta como pontos a serem adequados, a área da passarela do laboratório e os locais de circulação de operadores e funcionários. “As adaptações proporcionarão mais conforto e privacidade aos residentes próximos”, afirmou o superintendente da Sanebavi, Danilo Ferraz.
Durante todo o mês de setembro do ano passado, as equipes técnicas fizeram visitas a campo para medição dos níveis de ruído em período diurno e noturno e verificação das condições de instalação das unidades de tratamento implantadas. Após a realização das inspeções e com a emissão de laudos técnicos foi possível identificar os locais mais críticos e definir os ajustes para atendimento do TAC.
Desta forma, será feita uma barreira acústica e visual em estrutura metálica e fechamento em telhas termoacústicas, com aproximadamente 28 metros de comprimento e 2 metros de altura, que será instalada sobre a estrutura de concreto armado onde ficam os tanques da Estação. A estrutura metálica é composta por perfis metálicos que serão pintados na cor verde colonial integrando o sistema ao paisagismo, diminuindo as interferências visuais.
Uma segunda barreira será feita com gradil metálico de aproximadamente 54 metros de comprimento e 4 metros de altura acima do muro já existente no local. Esse brise também será pintado na cor verde colonial complementando a proposta de integração das instalações.
Todas as bombas das elevatórias, misturadores e dosadores de produtos já estão em locais totalmente fechados com alvenaria estrutural, laje em concreto nas coberturas e apenas pequenos elementos vazados para passagem de ar com a função de evitar o superaquecimento dos equipamentos mecânicos.
Com relação a proteção acústica do entorno da ETA, os portões principais de acesso com grades vazadas serão fechados com chapas e o paisagismo foi realizado pela Sanebavi a partir da opinião e aprovação de uma comissão de moradores do Condomínio São Joaquim. Mais de 12 tipos de plantas compõem o projeto paisagístico desenvolvido com o objetivo de atenuar os efeitos sonoros e visuais.
“Mais do que promover o conforto auditivo para os moradores do entorno da ETA 3, procuramos através do paisagismo integrar a estrutura ao residencial, causando o mínimo de transtorno possível ”, afirma Danilo Ferraz.