Os trabalhos de implantação da nova rede adutora de água seguem em andamento pela Estrada da Boiada. Em pouco mais de uma semana, a rede já foi implantada em mais de 300 metros, no sentido Vinhedo-Valinhos da via.
Nesta terça-feira, 16, o prefeito Jaime Cruz conferiu o andamento das obras acompanhado dos secretários Renato Shishido (Obras), José Luis Bernegossi (Fazenda) e Edison Ruiz (Governo).
“Todo o trabalho está sendo feito com agilidade para causar o menor transtorno possível para os comerciantes. Essa obra vai aumentar a eficiência de 84,8 litros por segundo para mais de 340 litros por segundo, beneficiando a todos”, explica o prefeito Jaime Cruz.
A nova tubulação vai aumentar a capacidade de vazão de água e melhorar o abastecimento para toda a cidade. Nesta semana, os trabalhos estão concentrados no trecho entre as Avenidas Saudade e Benedito Storani, onde o diâmetro da rede em ferro fundido já começou a ser reduzido para 400 milímetros. Antes da empresa responsável pela obra começar a abrir cada trecho, equipes da Sanebavi realizam a sondagem da área para identificar possíveis interferências pelo caminho, evitando atraso na realização do serviço.
A nova rede vai ser implantada em uma extensão de 4 km, entre o reservatório da Boiada até o reservatório do Vista Alegre. A obra faz parte do Programa de Redução de Perdas da autarquia que visa eliminar o desperdício de água tratada decorrente de vazamentos nos sistemas.
A obra está sendo executada a partir de recursos da Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos), na ordem de R$ 4 milhões, com contrapartida do município de Vinhedo.
Desvios
Nesta fase das obras, o motorista que entra na Estrada da Boiada próximo ao Portal encontrará um desvio no cruzamento com a Estrada da Capela e precisará virar à direita e acessar a Avenida da Saudade. Caminhões e veículos pesados continuam proibidos de acessar a Estrada da Boiada sentido Valinhos. Os caminhoneiros precisam entrar na Rua Manoel Matheus até a Praça do Rotary e descer a Avenida Rosa Zanetti Ferragut para entrar na Avenida Independência, que faz ligação com Valinhos.
Os desvios e rotas alternativas serão modificados de acordo com o andamento das obras ao longo da Estrada da Boiada.