Bairro recebeu redes coletoras de esgoto e imóveis deixarão de utilizar fossas
Na última semana, o prefeito de Vinhedo, Dario Pacheco, esteve em visita ao Colinas de San Diego, bairro beneficiado recentemente com a implantação do sistema de esgotamento sanitário. Acompanhado do superintendente da Sanebavi, Jaderson Spina, o prefeito percorreu ruas, checou as instalações das novas estações elevatórias e conversou com moradores.
“É muito gratificante promover melhorias que impactam positivamente na saúde e bem-estar dos cidadãos. As redes coletoras vão proporcionar mais qualidade de vida aos moradores, que agora podem usufruir do sistema público de tratamento de esgoto. Estamos trabalhando com planejamento e investindo em obras importantes para o desenvolvimento sustentável da cidade, com saneamento de qualidade para todos”, afirma dr. Dario.
A implantação do esgotamento sanitário no Colinas beneficia cerca de 270 vinhedenses que residem naquela região. Com a infraestrutura, mais de 65 imóveis vão deixar de usar fossas e passarão a utilizar o sistema municipal de coleta e tratamento de esgoto.
Morador do bairro há mais de 15 anos, sr. Agenor Santos dos Anjos, fez questão de agradecer o prefeito pelo progresso “Estamos felizes e gratos por essa conquista para o bairro. Há muito tempo estávamos aguardando a chegada do esgoto. As fossas davam muito trabalho com manutenção e limpezas constantes”, disse.
Os impactos ambientais e econômicos da obra foram destacados por outro morador. “É muito importante para toda a comunidade contar como o sistema de esgoto. As fossas podem poluir o solo e trazer impactos ambientais, além de desvalorizarem os imóveis”, avaliou Jonas da Costa. Mais do que isso, ele destacou também a economia que a obra trouxe às famílias “Tínhamos que fazer a limpeza da fossa, em média, a cada 40 dias. As empresas cobram cerca de R$ 600 por esse serviço, é um custo alto. Agora não teremos mais este gasto no orçamento”, comemorou.
O Colinas de San Diego recebeu mais de 2.250 metros de rede coletora, além da construção de duas estações elevatórias para direcionamento dos efluentes com toda infraestrutura para coleta e transporte até a Estação de Tratamento – ETE Pinheirinho.