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Carta de Serviços
Atualizado em: 19/05/2024 às 15h07
Contas: Revisões
Orientações para Revisões de contas
Orientações sobre consumos e valores acima da média
a) Antes de solicitar qualquer revisão devido a consumos e valores acima da média, cujos motivos não foram identificados pelo cliente, o mesmo deve comparar a leitura registrada no hidrômetro (4 números pretos) com a leitura faturada na conta de água/esgoto. Caso constate algum erro, pode solicitar a revisão conforme serviço "Contas: Revisões: Erro de Leitura".

b) Se a leitura estiver correta, o cliente deve realizar um teste de vazamento, conforme orientações a seguir:
Com o registro do cavalete aberto, a caixa d’água cheia e sem ninguém utilizar água (não abrir torneiras, chuveiro e não utilizar sanitários), verifique se o ponteiro do hidrômetro fica parado ou girando. Nessas condições ele deve permanecer parado, se estiver girando (mesmo que seja pouco) é porque há algum vazamento.
Nem sempre os vazamentos são aparentes, podem ocorrer em encanamentos subterrâneos ou embutidos em paredes ou lajes, o que dificulta a detecção, por isso, pode ser preciso mão de obra qualificada para identificá-los. 
Nos casos de consertos de vazamentos não aparentes, pode ser solicitada a revisão da(s) conta(s), conforme serviço "Contas: Revisões: Vazamento."


c) Estando correta a leitura (item a) e sendo negativo o teste de vazamento (item b), o cliente pode solicitar a verificação do hidrômetro, conforme serviço "Contas: Revisões: Verificação do medidor (hidrômetro)", mas, ATENÇÃO: a revisão da conta não é garantida, ela dependerá do resultado dos testes realizados no hidrômetro.

Prazo para pedido da revisão de conta
O prazo para todo pedido de revisão de contas é de no máximo 15 dias após o vencimento da mesma. 


Orientações sobre o pagamento das contas em processo de revisão
O pagamento das contas em análise deve ser suspenso até a emissão do parecer conclusivo sobre a solicitação, sendo certo que após a conclusão, as contas analisadas devem ser pagas, independentemente da aprovação ou não do pedido. Caso as contas sejam pagas antes e o pedido seja aprovado, o valor pago a maior será restituído em contas futuras. 
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