A
Demonstração das Variações Patrimoniais evidencia as alterações verificadas no patrimônio, resultantes ou independentes da execução orçamentária, e indica o resultado patrimonial do exercício. Sua elaboração tem por base as contas contábeis do PCASP, utilizando-se as classes 3 (variações patrimoniais diminutivas) e 4 (variações patrimoniais aumentativas). O resultado patrimonial do exercício é apurado pelo confronto entre as variações patrimoniais aumentativas e diminutivas.
A
Demonstração das Variações Patrimoniais (DVP) evidencia as variações quantitativas, o resultado patrimonial e as variações qualitativas decorrentes da execução orçamentária. As variações quantitativas são decorrentes de transações no setor público que aumentem ou diminuem o patrimônio líquido.
Pela DVP pode-se avaliar o resultado patrimonial, que é afetado tanto por fatos orçamentários quanto extraorçamentários, observando-se os itens mais relevantes que interferem no superávit ou déficit patrimonial. A avaliação de gestão, a partir da DVP, tem por objetivo apurar o quanto e de que forma a administração influenciou nas alterações patrimoniais quantitativas e qualitativas do setor público. O resultado patrimonial é um importante indicador de gestão fiscal, já que é o principal item que influencia na evolução do patrimônio líquido de um período – objeto de análise do anexo de metas fiscais integrante da Lei de Diretrizes Orçamentárias.
A
Demonstração das Variações Patrimoniais é elaborada utilizando-se as classes 3 (Variações Patrimoniais Diminutivas) e 4 (Variações Patrimoniais Aumentativas) do plano de contas utilizado na SANEBAVI, que se encontra alinhado ao PCASP.
Para consultar as demonstrações das variações patrimoniais da Sanebavi, clique sobre o ano desejado:
2018
2019
2020
2021
2022
2023