SANEBAVI - Saneamento Básico Vinhedo


 

Dicionário Ambiental

A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V 

M

 

Manancial - Qualquer corpo d'água, superficial ou subterrâneo, utilizado para abastecimento humano, industrial, animal ou irrigação.

 

Manguezal - Ecossistema costeiro de transição entre os ambientes terrestre e aquático sujeito a regime das marés.

 

Matéria em suspenção - Em sentido estrito, matéria sólida que flutua na água (ou em outro meio) por ter peso específico similar ao do meio, sendo arrastada por ele. No caso em que a matéria sólida seja mais leve que a água, e por isso fluente sobre ela, é chamada matéria flutuante, se trata de matéria sólida que, após certo período de flutuação, acaba fundindo-se ao solo, chama-se matéria submergida.

 

Marketing verde - Processo através do qual a economia sustentável é integrada à sociedade, atraindo clientes de forma a atender às suas necessidades bem como aos objetivos da organização, tornando perene sua existência.

 

Mata ciliar - É o conjunto da flora existente à beira de um rio, córrego ou espelho d'água. Também conhecido como floresta ciliar.

 

Metais pesados - Grupo de metais de peso atômico relativamente alto. Alguns - como zinco e ferro - são necessários ao corpo humano, em pequeníssimas concentrações. Outros - como chumbo, mercúrio, cromo e cádmio - são, em geral, tóxicos aos animais e às plantas, mesmo em baixas concentrações.

 

Meio Ambiente - A totalidade dos fatores fisiográficos (solo, água, floresta, relevo, geologia, paisagem, e fatores meteoroclimáticos) mais os fatores psicossociais inerentes à natureza humana (comportamento, bem-estar, estado de espírito, trabalho, saúde, alimentação, etc.) somados aos fatores sociológicos, como cultura, civilidade, convivência, o respeito, a paz, etc; ambiente.

 

Montante - Um lugar situado acima de outro, tomando-se em consideração a corrente fluvial que passa na região. O relevo de montante é, por conseguinte, aquele que está mais próximo das cabeceiras de um curso d'água, enquanto o de jusante está mais próximo da foz.