SANEBAVI - Saneamento Básico Vinhedo


A Importância da Água

Como funcionam as Estações de Tratamento


 

ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA

 

As Estações de tratamento de água de Vinhedo em relação as fases do tratamento são classificadas como ETA de ciclo convencional.

   

   
COAGULAÇÃO: Adição de Policloreto de Alumínio ou outro agente coagulante, seguido de intensa agitação da água a fim de promover a desestabilização elétrica das moléculas (partículas de sujeira), facilitando sua agregação.
 
FILTRAÇÃO: Etapa na qual a água passa por um sistema “tanques” constituído por elementos filtrantes (leito de pedras, areia e carvão antracito), na finalidade de reter as impurezas que ultrapassam na fase de decantação.
FLOCULAÇÃO: Mistura lenta da água cuja finalidade é promover a formação de flocos agregando assim as impurezas contidas na água bruta.
DESINFECÇÃO: Adição de cloro à água filtrada para eliminar os microorganismos patogênicos, e assim tornar a água potável na garantia de inativação de microorganismos desde a saída do tratamento até o destino final – consumo da água
DECANTAÇÃO: Passagem da água por grandes tanques para através de fenômeno físico separar os flocos formados na etapa floculação.
FLUORETAÇÃO: Adição de fluoreto “flúor” à água para a prevenção de cáries.
 
 
   
  .