Sanebavi realiza trabalho socioeducativo com crianças que frequentam a ARCA da Capela

Sanebavi intensifica fiscalização contra desperdício de água em condomínios e bairros neste fim de semana
1 de outubro de 2021
Vinhedo se antecipa à crise hídrica e inicia rodízio preventivo no abastecimento para reservar água
8 de outubro de 2021

Projeto de sensibilização ambiental junto às instituições socioassistenciais está sendo retomado gradativamente

Após um período sem as atividades acontecerem de forma presencial por conta da pandemia, esta semana a Sanebavi retomou os encontros do projeto de Educação Socioambiental. A ação é desenvolvida junto às instituições socioassistenciais do município beneficiárias da Isenção Tarifária. A Arca da Capela foi a primeira das 11 entidades a receber a capacitação presencial este ano.
Divididas em duas turmas, as crianças participaram de um bate-papo descontraído com a assistente social da autarquia, Ana Paula Nicésio, que buscou sensibilizar sobre o uso consciente da água e do esgoto, e entregou diversos materiais informativos, como um temporizador para banho, abordagem divertida para propor a redução do tempo no banho. A situação dos mananciais da cidade e a crise hídrica entraram na pauta de forma didática, com fotos e ilustrações, despertando o interesse das crianças para a economia da água como recurso finito.
“A educação socioambiental é uma importante aliada para a manutenção do saneamento da cidade. Para que o processo de tratamento da água seja eficiente, deve-se considerar o uso consciente e a manutenção preventiva. Já no processo de tratamento do esgoto, a utilização correta das redes coletoras e o descarte adequado dos efluentes domésticos contribuem para que o tratamento seja efetivo. A conscientização e capacitação da população usuária deve ser uma ação socioeducativa permanente”, avaliou Ana Paula.
De acordo com a assistente social, o programa socioambiental também possibilita um trabalho de corresponsabilidade, já que as instituições, como contrapartida, realizam diariamente praticas internas de consumo consciente.
As atividades estão sendo realizadas gradativamente com a adoção de todas as medidas sanitárias para proteção de todos os envolvidos. O próximo encontro está marcado para o dia 18 de outubro, com as pessoas assistidas pela entidade AFETO.

Tamanho da fonte
Contraste