Sanebavi contrata empresa para diagnóstico sobre oferta de água na bacia hidrográfica de Vinhedo

Baixo nível do Rio Capivari preocupa e alerta para problemas de abastecimento
Atendimento presencial na Sanebavi será feito apenas com agendamento pelo site

Estudo vai subsidiar os projetos para criação de novas reservações de água bruta e ampliação das existentes

Empenhada em aumentar a capacidade de reservação de água bruta para Vinhedo, com planejamento, a Sanebavi contratou uma empresa especializada para a elaboração do diagnóstico geral do sistema de macrodrenagem das bacias hidrográficas contidas no município. Além dos relatórios técnicos e do mapeamento dos recursos, a empresa vai fornecer anteprojeto das intervenções necessárias para o controle de vazões e aumento da disponibilidade hídrica.
“Água é uma questão urgente, assim como saneamento, e a Prefeitura e a Sanebavi estão se desdobrando em ações e iniciativas que possam ampliar a oferta de água na nossa cidade. Não apenas para podermos enfrentar crises hídricas nacionais, como a deste ano, mas também para que possamos deixar a cidade preparada para o futuro. Uma Vinhedo forte e sustentável que estamos construindo hoje”, disse o prefeito Dario Pacheco.
O objetivo da autarquia é estudar as alternativas para melhorar o controle das inundações e aumentar a oferta de água bruta com ampliação da capacidade das represas já existentes e a implantação de novas represas, inclusive para atender às futuras demandas de água.
“Esses estudos permitirão à Sanebavi realizar o planejamento das ações com desenvolvimento de projetos em médio e longo prazo, estabelecer etapas para futuras obras e buscar recursos financeiros para a sua realização”, afirmou Jaderson Spina, superintendente da Sanebavi.
Entre os trabalhos que serão desenvolvidos está a identificação e delimitação das principais microbacias hidrográficas na área do município com potencial para implantação de novos reservatórios. Também serão executadas pesquisas de estações fluviométricas e pluviométricas, estudos e avaliação da possibilidade de ampliação da capacidade de armazenamento das represas já existentes.
A contratação inclui visitas técnicas em campo com especialistas de hidráulica, geologia e geotécnica ambiental, que realizarão análises e avaliação de locais para futuros barramentos.
O serviço será executado pela Hidrostudio Engenharia, sob a coordenação técnica do engenheiro Mario Tabata, referência em gerenciamento de projetos de saneamento e estudos ambientais, responsável técnico de grandes obras como a implantação da barragem Pedreira, no Rio Jaguari, nos municípios de Pedreira e Campinas, e da barragem Duas Pontes, no Rio Camanducaia, em Amparo.

Tamanho da fonte
Contraste