Baixo nível do Rio Capivari preocupa e alerta para problemas de abastecimento

INFORMATIVO 27/09💧Confira o volume atual das nossas captações.
Sanebavi contrata empresa para diagnóstico sobre oferta de água na bacia hidrográfica de Vinhedo

Captação de água no rio, que precisa de chuvas substanciais para se recuperar, está operando com capacidade de 60%.

O nível do Rio Capivari na altura da captação de água para o município de Vinhedo apresentou baixa significativa, chegou a 1,2 metros nesta sexta-feira (24), o que acendeu o alerta para possíveis problemas no abastecimento. A bomba de recalque teve perda de rendimento e está operando com 60% da capacidade máxima.

Com essa queda de vazão, se não houver chuvas substanciais para recuperação do rio, o município pode ter o abastecimento comprometido em alguns pontos. O Rio Capivari é responsável por 40% da água distribuída na cidade.

Em situação ainda mais crítica está a Represa 1, que está 2,35 metros abaixo do nível normal, índice que tem diminuído a cada dia com o alto consumo da população, agravado com as altas na temperatura dos últimos dias.

Neste cenário de crise hídrica, a Sanebavi reforça que a economia de água é obrigatória para todos os cidadãos em todas as atividades diárias. A autarquia segue firme com as fiscalizações e autuações nos casos constatados de desperdício de água tratada.

São consideradas formas de desperdício de água tratada, de acordo com o decreto da Operação Estiagem, aguar gramados ou jardins, manter abertos ou ligados indevidamente torneiras, caixas d’água, reservatórios ou mangueiras que desperdicem água de forma contínua, lavar calçadas, ruas, varandas, pátios, quintais, veículos em domicílio e em vias públicas. Multas podem ser aplicadas no valor de R$ 535,83, podendo ser dobrada a cada nova reincidência.

Moradores podem e devem colaborar com as fiscalizações, realizando denúncias de desperdício pelo e-mail fiscalizacao@sanebavi.com.br ou telefones 0800 774 7123, em qualquer horário, e (19) 3826-8499, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.