Sanebavi intensifica fiscalização de ligações clandestinas de água e fraudes em hidrômetros

Representantes de Vinhedo no Comitê PCJ se reúnem para discutir ações sobre questões hídricas
Sanebavi retoma atendimentos no SIM Capela a partir desta quarta (1º)

Furto de água é crime e causa prejuízos ao sistema de abastecimento do município; 21 casos foram registrados em 2021

A Sanebavi intensificou as operações de fiscalização e combate ao furto de água das redes de abastecimento da cidade. Os responsáveis por ligações clandestinas, os populares “gatos”, fraudes em hidrômetros ou outras irregularidades podem responder pelo crime de furto e estão sujeitos às medidas legais, além da suspensão imediata do fornecimento de água e outras penalidades. Desde o início deste ano até esta quinta-feira (26), a Sanebavi registrou 21 ocorrências dentro de furtos.
Cortes violados, ligações diretas ou clandestinas, hidrômetros travados e invertidos, rompimento dos lacres, furos na cúpula, desvios da água antes do hidrômetro são consideradas fraudes passíveis de ações judiciais. Todos os casos de violações registrados este ano foram multados em R$ 1.607,49, que corresponde a três vezes o valor da ligação de água e tiveram o abastecimento cortado. Em algumas situações foi registrado Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia.
“A fiscalização, embora ocorra durante todo o ano, está ainda mais severa neste período de estiagem e escassez hídrica, para diminuir perdas de água e combater as fraudes que causam prejuízos no sistema de abastecimento do município”, afirmou o superintendente da Sanebavi, Jaderson Spina.
Para identificar as irregularidades, a Sanebavi está agindo em várias frentes de atuação, desde operações de fiscalização e flagrante em locais suspeitos ou apontados em denúncias, até a detecção com aparelhos de escuta, trabalho em andamento desde o mês de junho pelas equipes do setor de Combate às Perdas da autarquia, que está sendo realizado em toda a cidade. Além disso, outro instrumento são as análises de consumo e cruzamento de dados do sistema comercial, que também apontam circunstâncias suspeitas e variações abruptas de consumo.
É importante destacar que toda água usada em residências ou em estabelecimentos comerciais deve passar pelo hidrômetro da Sanebavi para registro do consumo. Esse dado é coletado pelos leituristas no momento da medição para o cálculo do valor a ser pago mensalmente pelos usuários.

Tamanho da fonte
Contraste