Prefeitura e Sanebavi dão início ao projeto básico do novo reservatório de água no Observatório

⚠️ REGIÃO DA CAPELA – Queda de energia elétrica no bairro Santa Cândida, na noite desta terça-feira (17), afetou a operação da ESTAÇÃO de TRATAMENTO de ÁGUA – ETA 2 baixando o nível dos reservatórios.
Sanebavi inicia obras de implantação de novo interceptor no Altos do Morumbi

Obra vai ampliar a reservação em mais 1.000 m³ de água tratada, beneficiando 6 mil moradores da região

A Prefeitura de Vinhedo e a Sanebavi deram início nesta semana ao projeto  de construção do novo reservatório de água do bairro Observatório, que terá capacidade para armazenar 1 milhão de litros e vai ampliar a segurança hídrica dos moradores da região. Equipe de engenharia e projetos da Sanebavi esteve nesta semana em visita técnica ao local em que será construído o novo reservatório, em conjunto com o engenheiro Jorge Takahashi, da empresa responsável pela elaboração do projeto básico de construção do tanque.
Foram realizadas medições, estudos de cotas e verificação da melhor localização para a instalação do reservatório. O projeto básico engloba toda a parte estrutural, fundações, elétrica, hidráulica e urbanismo. Após a conclusão do relatório, será dado início ao processo de licitação para a execução das obras.
“A Prefeitura e a Sanebavi estão investindo como nunca em Vinhedo para melhorar a oferta de água e a qualidade do saneamento básico. São obras de grande importância, que estão recuperando e ampliando toda a nossa rede de esgoto e de abastecimento, que há anos precisava dessas intervenções. Estamos investindo com seriedade nessa área, que é fundamental para a qualidade de vida das pessoas. Saneamento é saúde”, disse o prefeito Dario Pacheco.
A construção do novo reservatório vai permitir a ampliação da capacidade de reservação de água tratada, melhorando a distribuição aos bairros Morada da Lua, Canjaranas e Observatório. A obra beneficiará mais de 6 mil pessoas que residem na região.
“Vamos aprimorar a disponibilidade hídrica para essa região que está deficitária. O novo reservatório será uma ampliação do sistema de abastecimento para acompanhar o crescimento populacional e desenvolvimento da cidade”, afirmou Jaderson Spina, superintendente da Sanebavi.
Obra
O reservatório está sendo projetado para ter uma base em concreto armado com 13,64 metros de diâmetro e uma altura útil de 7,33 metros. O equipamento será construído em aço com revestimento em epóxi, tecnologia que vai garantir maior durabilidade, resistência e com pouca  manutenção. A obra será feita com recursos da própria Sanebavi, no valor de R$ 1,5 milhão.