Prefeitura de Vinhedo e Sanebavi iniciam obras de desassoreamento da Represa 1

Sanebavi realiza Operação Caça-Vazamentos para reduzir perda de água tratada em Vinhedo
Sem chuvas há mais de 40 dias, Sanebavi recomenda uso racional da água para não prejudicar abastecimento

Extração de areia está sendo feita na caixa de retenção e em aproximadamente 100 metros de diâmetro do espelho d´água.

A Prefeitura de Vinhedo e a Sanebavi (Saneamento Básico Vinhedo) deram início a mais uma importante obra para ampliar a capacidade de reservação de água no município. O desassoreamento da caixa de contenção da Represa I, reservatório substancial de água bruta da cidade, começou a ser realizado nesta segunda-feira (5).
“Essa manutenção é muito importante para melhorar a captação de água e também para garantir uma maior reserva hídrica para o município. São obras que estamos realizando com a Sanebavi para garantir saneamento de qualidade para todos os moradores, ampliar a oferta de água tratada e enfrentar a crise hídrica que afeta a região centro-sul do País”, disse o prefeito Dario Pacheco, que acompanhou o início dos trabalhos.
O superintendente da Sanebavi, Jaderson Spina, os vereadores Marcio Melle, Pastor Léo Fernandes e Inês da Saúde também acompanharam o início das obras. A Sanebavi vai remover a areia acumulada na caixa de contenção e em um raio de aproximadamente 100 metros do espelho d´água. Também serão retirados lixo e detritos. A obra vai melhorar a reserva hídrica da cidade e melhorar a captação de água bruta.
“O procedimento é necessário para obter melhor quantidade e qualidade da água a ser reservada. A remoção da areia vai permitir a ampliação dessa área, garantindo o máximo de reservação, principalmente durante o período de estiagem”, explicou o superintendente da Sanebavi, Jaderson Spina.
O trabalho de desassoreamento também vai permitir melhor escoamento da água que chega do Córrego Bom Jardim para a Represa I, da qual o município tem permissão de captação de 150 metros cúbicos por hora. Essa captação é destinada à Estação de Tratamento de Água (ETA) 1, localizada na Vila Planalto, responsável pelo atendimento de mais 60% da população de Vinhedo.
A Sanebavi estima que devem ser retirados do local cerca de 100 caminhões de areia. O material será reaproveitado pela autarquia e Prefeitura para obras de reparos, assentamentos de tubulações e galerias de águas pluviais.
Outras melhorias
Outras melhorias estão previstas para a Represa 1, como o aprofundamento do corpo do lago, que será iniciado após a realização dos trabalhos de batimetria e sondagem, ambos em processo de contratação de empresa especializada.