Vinhedo comemora o Dia Mundial da Água

Comunicado: Gabarito das provas objetivas será disponibilizados amanhã
15 de março de 2018
ETE Capivari começa funcionar em fase de testes
15 de março de 2018

 

                                                                                                       ""Dia Mundial da Água: 22 de março
 

Nesta segunda-feira (22) comemora-se o Dia Mundial da Água e de acordo com o superintendente da Saneamento Básico Vinhedo (Sanebavi), Odair Seraphim (Canjica), Vinhedo tem bons motivos para celebrar a data. “Apesar de termos poucas bacias de abastecimento, os moradores não sofreram com falta de água em 2009; conseguimos atender toda a população com 100% da qualidade de água, dentro dos padrões do Ministério da Saúde”, destacou o superintendente da autarquia.
O prefeito Milton Serafim acredita que a data deve servir como alerta à população sobre a importância de evitar o desperdício deste bem precioso.
“Esta data é a ocasião de conscientizar a população de que a água é o bem mais precioso do mundo e que devemos dar nossa participação não desperdiçando a mesma no dia-a-dia. As ferramentas para conquistar esse objetivo são o fortalecimento da participação e cooperação global”, afirma o prefeito.
             
Abastecimento de água
A Sanebavi – Saneamento Básico Vinhedo – é responsável pelo tratamento de água e esgoto do município. A autarquia possui duas Estações de Tratamento de Água, a ETA I e a ETA II, que abastecem o município, além de contar com dez poços profundos em operação e 39 reservatórios. Os pontos de captação utilizados para o abastecimento dividem-se entre mananciais superficiais e subterrâneos.
Trata-se em média 21.382 m³  de água por dia, entre as ETAs I e II e com a ajuda dos poços profundos, sendo 76% oriundos da ETA I Planalto, 12% da ETA II Santa Cândida e 12% dos poços.
Na ETA I, a captação vem do Córrego Bom Jardim: 150m³/h; do Rio Capivari: 350m³/h; que conta com a contribuição do lago interno São Joaquim e lagoa da Cerâmica, e também da Represa I (150m³/h). As demais represas, a Represa II e III, trabalham como reserva.
Na ETA II, a captação vem do Córrego do Moinho (150m³/h) e da Represa da Santa Cândida.
           
Controle de Perdas e conscientização
Com o objetivo de combater o desperdício, a Sanebavi adotou medidas de prevenção para reduzir as perdas de água existentes no processo de abastecimento. A meta da autarquia é promover a conservação e o uso racional da água para distribuição e consumo. O programa de controle de perdas teve início em 2009 com a troca de hidrômetros antigos, e a troca de 23 quilômetros de rede. Além da equipe de funcionários que identifica e fiscaliza os tipos de perdas de água do sistema.
A autarquia com o objetivo de conscientizar a população sobre a necessidade de economia de água e com o Meio Ambiente realiza palestras de educação ambiental para conscientizar a população em relação à escassez da água, ressaltando a importância de sua preservação com o uso racional, como também na despoluição de suas bacias hidrográficas, gerando esgoto tratado. O projeto inclui o trabalho desenvolvido diariamente pela autarquia, suas estações de tratamento de água e esgoto e os mananciais utilizados para o abastecimento, além de visitas técnicas nesses locais para conhecimento prático das diferentes etapas do tratamento de água e esgoto.
As estações são acompanhadas por técnicos especializados, os quais explicam detalhadamente o processo de saneamento básico desenvolvido no município.
“A água deve ser usada de maneira racional e para isso contamos com a participação de toda a população de Vinhedo, pois, a cada dia que passa a dificuldade de captação diminui sensivelmente o volume da água”, finaliza Canjica.
 

""        ""

Tamanho da fonte
Contraste