Vinhedo começa a tratar 100% do esgoto coletado no municí­pio

Prefeitura e Sanebavi assinam contrato do PAC e devem receber aproximadamente R$ 11 milhões
15 de março de 2018
Ligação de esgoto no novo Sesi
15 de março de 2018

O município de Vinhedo começou a fazer parte de um seleto grupo de cidades brasileiras que realizam o tratamento de 100% do esgoto coletado no município. No sábado, dia 1º, cerca de 600 pessoas prestigiaram a inauguração da nova Estação de Tratamento de Esgoto – ETE-Capivari – responsável pelo tratamento de 40% do esgoto gerado e projetada inicialmente para contemplar 20.600 pessoas.
Segundo o prefeito Milton Serafim, a inauguração da nova estação de tratamento de esgoto é um momento histórico para Vinhedo. “Em 1997 fui convidado pelo Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí para ir a França conhecer o sistema de tratamento de esgoto e, nesta época, o Ministério Público de Americana pedia uma ação imediata dos municípios da região para despoluir o rio Capivari. Nesta visita acompanhei que o país europeu já tratava o esgoto gerado há mais de 50 anos e a preocupação dos franceses era com a incineração do esgoto. Fiquei envergonhado porque não tratávamos em Vinhedo nenhum metro cúbico de esgoto. Assim, nosso sonho teve início e nosso trabalho começou. Fui atrás de parcerias e em busca de recursos financeiros para construir a nossa primeira estação de tratamento de esgoto, a ETE-Pinheirinho, no Jardim São Thomé. Com a sua inauguração, em 2002, observei uma reação grande da natureza, após seis meses de funcionamento vi peixes nadando novamente na divida com Valinhos. Durante o meu segundo mandato como prefeito, comprei esta área, de 55 mil metros quadrados, e planejei a construção da ETE-Capivari, com ajuda do governo federal. Todo cidadão vinhedense deve estar orgulhoso porque, a partir de agora, não jogamos mais nenhum metro cúbico de esgoto de volta aos rios e estamos contribuindo com a preservação da natureza. Este ano, Louveira vai também tratar 100% do esgoto e daqui a pouco, com união de todos, vamos voltar a pescar no rio Capivari”, disse o prefeito Milton Serafim no evento.
O chefe do executivo municipal também anunciou novos projetos na área de saneamento como a ampliação da ETE-Capivari, a construção em parceria com os condomínios da rede coletora de esgoto e o compromisso junto com as empresas do Distrito Industrial de levar emissário até a lagoa da fazenda Bahia, para coleta e tratamento do esgoto doméstico.
Durante a inauguração da ETE Capivari , o superintendente da Sanebavi – Saneamento Básico Vinhedo – Odair Fernando Seraphim – Canjica – anunciou a ampliação da estação de tratamento de água da Capela, localizada no bairro Santa Cândida, dobrando o abastecimento na região mais populosa de Vinhedo. “Com recursos próprios, ampliaremos a sistema de abastecimento e melhoraremos o abastecimento de água principalmente na Capela, região que hoje sofre com a falta de água”, esclareceu Canjica.
Representando o consórcio PCJ, o secretário executivo Dalton Favero Brochi, ressaltou em seu discurso a importância da obra para toda a região. “Atingir 100% do tratamento do esgoto é uma marca histórica e Vinhedo está agora nesta lista. Esta obra não é apenas importante para Vinhedo, mas para todas as cidades da nossa região. Investir em saneamento é investir em qualidade de vida. Parabenizo o prefeito Milton Serafim por esta obra maravilhosa que muitos da nossa região irão usufruir”, comentou.
O secretário adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano do Estado de São Paulo, Edmur Mesquita, enalteceu a importância da obra. “O prefeito Milton Serafim realiza o ato mais importante para a vida de seus moradores que é investir na qualidade de vida. Hoje, Vinhedo é referência em todo estado em qualidade de vida, setor econômico, com uma das maiores rendas per capita. Muitas pessoas acham que investir em saneamento não é prioridade, mas é a revelação da vida em plenitude porque diminui consideravelmente índices de mortalidade”, explicou o secretário adjunto, representando o governo paulista.
Em nome dos prefeitos presentes, o chefe do executivo de Campinas, Demétrio Vilagra, também destacou a importância da obra para toda a região. “O prefeito Milton Serafim teve uma posição diferenciada quando decidiu investir em uma obra como esta, embaixo da terra, ao invés de construir escolas e hospitais, mas hoje Vinhedo se transforma em referência para toda a nossa região. Todos nós prefeitos, deveríamos agradecer ao Milton Serafim por tratar 100% do esgoto coletado no município. Hoje, Campinas trata 82% do esgoto gerado e sonhamos um dia chegar à marca de Vinhedo”, declarou o chefe do executivo de Campinas, representando todos os prefeitos presentes: Eleotério Malerba (Louveira), Rodrigo Maia (Monte Mor), Norberto de Olivério Junior (Santo Antonio de Posse) e Salime Abdo (prefeita em exercício de Nova Odessa) e o presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC – Região Metropolitana de Campinas – prefeito de Pedreira, Hamilton Bernardes Junior.
O presidente do legislativo de Vinhedo, Adriano Corazzari, ressaltou a integração da Câmara Municipal e da Prefeitura para beneficiar a população do município. “No seu segundo mandato como prefeito, em 2002, o prefeito entregou a primeira estação de tratamento de esgoto de Vinhedo. Muitos achavam que era uma obra de responsabilidade dos governos federal e estadual, mas o prefeito teve firmeza política e decidiu investir em saneamento básico. Feliz é o povo que tem um governante com coragem, sabedoria e com compromisso com seu povo e Vinhedo é uma destas cidades”, comentou Adriano, em nome dos demais vereadores de Vinhedo, Ana Genezini, Izael Viel, Rubens Nunes, Carlinhos Paffaro, Donizete Lopes, Marcio Melle e Junior Vendemiatti.
O superintendente da Caixa Econômica Federal, Paulo Galli, disse que a inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto – ETE-Capivari – será importante para diversas cidades da região. “A obra será importante para todas as cidades do leito do rio Capivari. Obra como esta muda a vida de toda a região. O Governo Federal acredita em Vinhedo e já disponibilizou recursos do PAC 2 – Programa de Aceleração do Crescimento – para o município investir em saneamento. Se este recurso chegou a Vinhedo é porque o prefeito Milton Serafim foi atrás, porque é um prefeito comprometido com sua cidade, com seu povo e com toda sua região”, declarou.
 
Esgoto em Vinhedo
A cidade tem agora três estações de tratamento de esgoto: a ETE Capivari, responsável pelo tratamento de 40% do esgoto; a ETE Pinheirinho, localizada no bairro São Thomé, responsável pelo tratamento de quase 60%; e a ETE Hípica Santa Cândida que trata o esgoto gerado no Condomínio Hípica II.
Atualmente, a ETE-Capivari tem capacidade para atender 20.600 habitantes. Nesta primeira fase beneficia todos os bairros que compreendem a região da Capela. Com a segunda etapa beneficiará também todo o Condomínio Marambaia, São Joaquim, Sol Vinhedo e Distrito Industrial. Os benefícios se espalham por todos os bairros localizados na bacia do Rio Capivari. 

Tamanho da fonte
Contraste