Além do combate às perdas de água, a nova rede vai aumentar em quatro vezes a capacidade de vazão
A Sanebavi (Saneamento Básico Vinhedo) está realizando a implantação de uma nova rede adutora na Estrada da Boiada, no trecho compreendido entre o reservatório da Boiada e o reservatório do Vista Alegre, numa extensão de aproximadamente 4 mil metros. A substituição da adutora faz parte do Programa de Redução de Perdas que visa eliminar o desperdício de água tratada decorrente de vazamentos nos sistemas. A obra está sendo executada a partir de recursos da Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos), na ordem de 4 milhões, com contrapartida do município de Vinhedo.
Atualmente, a Boiada possui duas adutoras que juntas têm capacidade de vazão total de 84,8 litros por segundo, atendendo uma população de pouco mais de 20 mil habitantes. Já o novo sistema tem capacidade de vazão prevista para 341 litros por segundo, quatro vezes maior que a atual, ampliando a capacidade de atendimento para uma população de mais de 82 mil habitantes.
De acordo com o prefeito Jaime Cruz, a obra vai beneficiar a atual e futura demanda do município. “A Sanebavi realizou estudos de vazões para as áreas atendidas pelo sistema da Boiada para que a nova adutora atenda as necessidades da população de Vinhedo face ao crescimento demográfico do município”, explica.
A troca da tubulação se estenderá pelo leito da Estrada da Boiada até o ponto final, no reservatório da Vista Alegre.