Após concluir a montagem do novo reservatório com capacidade para dois milhões de litros de água tratada na estrada da Boiada, a Sanebavi (Saneamento Básico Vinhedo) continua executando as obras necessárias para realizar a interligação entre a rede adutora e os reservatórios do sistema da Boiada.
Parte do terreno já foi rebaixado para receber as tubulações e os primeiros registros de rede já começaram a ser instalados.
Para manter o abastecimento normal do reservatório de um milhão de litros enquanto os trabalhos são realizados, uma rede provisória foi instalada e interligada a rede adutora responsável pelo envio da água da estação de tratamento para os reservatórios.
“A interligação entre o novo reservatório de dois milhões de litros e o de um milhão de litros com a rede adutora nos dará mais tranquilidade e agilidade quando precisarmos realizar manobras técnicas na rede para atendermos a população”,afirma o Superintendente da Sanebavi, Odair Seraphim, o Canjica.
A rede adutora com tubos de ferro fundido de 400 mm já está pronta. Ela foi instalada em uma extensão de 2,3 km entre o condomínio São Joaquim e os reservatórios da Boiada. Será por essa rede que o novo reservatório receberá a água produzida na ETA 3, dentro do condomínio São Joaquim.
Os reservatórios do Sistema da Boiada são responsáveis pelo abastecimento de 20 bairros de Vinhedo.
O novo reservatório de dois milhões de litros tem estrutura lateral costado a partir de chapas de aço vitrificado por processo de aparafusamento, teto em domo de alumínio e diâmetro interno de 22,6 metros.
“Com esse novo reservatório, nós teremos condições de aumentar a capacidade de reservação de água em Vinhedo, que nos dias de hoje é muito importante, principalmente pelo momento crítico que todo o Estado de São Paulo vem passando pela falta de chuvas e diminuição do nível dos mananciais da região”, afirma o Prefeito de Vinhedo, Jaime Cruz.