Sanebavi inicia estação de tratamento de lodo, na ETA I

Sanebavi prorroga Programa de Liquidação de Débitos
15 de março de 2018
Sanebavi executa extensão de 100 metros de rede de água no Parque Iolanda
15 de março de 2018
 
A Sanebavi (Saneamento Básico Vinhedo), autarquia responsável pelos serviços de água e esgoto no município iniciou a construção na última semana da obra da Estação de Tratamento de Lodo I, que será instalada nas dependências do setor de obras e manutenção, na Vila Planalto.
De acordo com o superintendente da autarquia Odair Seraphim (Canjica), as ETL’s são importantes para garantir o direcionamento ideal dos resíduos. “O município vai ganhar duas estações de lodo essa que já foi iniciada na ETA I – Planalto e a outra que será construída em breve, no interior da ETA II – Santa Cândida. Esse tratamento é fundamental para a destinação adequada dos produtos finais provenientes do tratamento de água”, disse Canjica.
A ETL Planalto será construída em quatro etapas de obra sendo: a estação elevatória de água de retorno, a desidratação do lodo, o adensador e o reservatório de água de reuso.
As Estações de Tratamento de Lodo são fundamentais para contribuir, com a preservação dos recursos hídricos a fim de evitar contaminação dos mananciais. Os produtos gerados no final do processo serão: a água, que será reutilizada no tratamento, e o lodo desidratado, que poderá seguir para aterro sanitário ou ainda ser utilizado em cerâmicas na fabricação de tijolos.
Tamanho da fonte
Contraste