Sanebavi inicia escavação do terreno para construção das estruturas da ETA 3

Superintendente da Sanebavi acompanha reta final dos trabalhos nas estações de tratamento de lodo
15 de março de 2018
Construção das Estações de Tratamento de Lodo
15 de março de 2018

A Sanebavi (Saneamento Básico Vinhedo) começou a escavar o terreno que vai abrigar a terceira estação de tratamento de água de Vinhedo, a ETA 3, em construção dentro do condomínio São Joaquim.

 

Em parte da área, o solo será rebaixado em 6,5 metros para permitir a construção das estruturas da ETA 3. 

 

Nessa primeira etapa será construída a unidade de captação da estação. Na sequência, serão construídos os dois módulos de tratamento, o tanque de contato, a casa de química e a subestação de energia elétrica.

 

A fundação do terreno foi feita com a colocação de cerca de 270 estacas em uma profundidade média de 12 metros. O solo ainda será estabilizado com rachões.

 

“Essa é uma obra importante que vai contribuir para o desenvolvimento de Vinhedo, trazendo benefícios imediatos para a população. Além disso, já pensando no futuro do município, nós já apresentamos em Brasília projetos para expandir a rede de distribuição de água para o Distrito Industrial que terá a água fornecida pela ETA 3”, afirma o prefeito de Vinhedo, Milton Serafim. 

 

Depois de pronta a ETA 3 terá capacidade para tratar 200 l/s (aproximadamente 720m³/h), reduzindo a sobrecarga na ETA 1 que já trabalha acima da capacidade para atender aproximadamente 63% da população de Vinhedo.

 

A água será captada, tratada e depois enviada para os reservatórios da Estrada da Boiada. A rede adutora com tubos de ferro fundido de 400 mm já está pronta. Ela foi instalada em uma extensão de 2,3 km entre o condomínio São Joaquim e os reservatórios da Boiada.

 

“Com a ETA São Joaquim vamos racionalizar energia elétrica uma vez que não será mais necessário bombear a água coletada até o sistema da ETA 1, no Jardim Planalto. Além disso, vai ser possível melhorar a qualidade da água distribuída”, afirma o Superintendente da Sanebavi, Odair Seraphim, o Canjica.

 

 

Tamanho da fonte
Contraste