Sanebavi identifica setores de distribuição que apresentam vazões altas de consumo durante a madrugada

‘Projeto Escola’ recebe alunos de Campinas na ETE e ETA
15 de março de 2018
Obras das estações de tratamento de lodo
15 de março de 2018

Após realizar o teste de estanqueidade na saída de distribuição do reservatório da ETA 1, na madrugada da última quinta-feira, 11,  a Sanebavi (Saneamento Básico Vinhedo) conseguiu identificar setores que apresentam vazões altas de consumo durante o período noturno e que podem estar ligadas a vazamentos na rede.

 

 Agora será preciso fazer uma avaliação mais minuciosa nessas áreas com equipamentos específicos para identificar onde está o problema.

 

Essa ação é apenas o inicio de um grande trabalho de combate ao desperdício de água tratada no município. Além de prosseguir com esses testes em outros setores, a Sanebavi vem desenvolvendo nos últimos anos uma série de ações, como a troca de hidrômetros com mais de cinco anos de uso, instalação de novas redes e o combate às fraudes para evitar a perda da água.

 

Os macromedidores que serão instalados nos reservatórios da cidade também vão auxiliar na identificação de problemas que provocam o desperdício de água. Com a cidade dividida em setores de abastecimento, a Sanebavi terá um controle maior sobre a distribuição da água e poderá estabelecer prioridades de investimentos e planejar ações para cada uma das regiões de Vinhedo.

 

 Macromedidores em teste

 

Desde o dia 24 de setembro a Sanebavi colocou em teste macromedidores em seis reservatórios da cidade.  Todos registram 24 horas por dia o volume de água distribuído para os setores do município.

 

Em um desses macromedidores, instalado na saída de distribuição do reservatório da ETA 1, na rua Brasília, já foi possível visualizar a queda da vazão mínima noturna depois que um reparo na rede foi executado na rua Santa Cruz.

 

Os indicadores apontam uma redução de 14 m³/h  em relação as primeiras semanas de monitoramento.
Além do equipamento instalado na ETA 1, também estão em fase de teste macromedidores nos reservatórios Mirante das Estrelas, Capela, Estrada da Boiada, Nova Vinhedo e Vista Alegre. 

 

Os outros reservatórios do município estão em fase de implantação do equipamento. No total, Vinhedo terá 32 macromedidores instalados nas saídas dos reservatórios.
 

 

Tamanho da fonte
Contraste