Os servidores da autarquia elegeram neste mês de janeiro, os novos membros da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), para a gestão 2011/2012. A comissão é composta pelos funcionários e tem como missão relatar as condições de risco nos ambientes de trabalho, além de, solicitar medidas de prevenção, buscando preservar a saúde e a integridade física dos trabalhadores.
Na semana da posse, que aconteceu na última sexta-feira, dia 14, os novos membros, conforme a lei, fizeram um curso de 20 horas sobre a finalidade e as atribuições.
Para a técnica de segurança e trabalho da autarquia Ilzanir da Silva, que ministrou o curso, os funcionários aprofundaram questões sobre os riscos de cada função e do ambiente, tipos de IPI, mapa de risco e organização da SIPAT. “A CIPA auxilia e divide as responsabilidades contribuindo para melhorias e bem-estar geral”, disse Ilzanir.
Os membros se reúnem mensalmente para discutir e propor melhorias.
CIPA
A atuação da CIPA na Sanebavi aperfeiçoou a segurança no trabalho e qualificou os equipamentos utilizados pelos trabalhadores em operação. Com a missão de analisar as condições de risco nos ambientes de trabalho e solicitar medidas de prevenção, a CIPA, formada pelos funcionários da autarquia, organiza anualmente a SIPAT – Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho, com a realização de eventos educativos.