Sanebavi continua utilizando fontes alternativas de água para complementar o abastecimento em Vinhedo

Sanebavi busca fontes alternativas de água para complementar o abastecimento em Vinhedo
15 de março de 2018
Sanebavi aguarda liberação da CETESB para iniciar obras no sistema de distribuição de água e combate às perdas
15 de março de 2018

Após o prefeito Jaime Cruz assinar o decreto n° 216, no dia 15 de outubro, que estabelece situação de emergência no município em decorrência da falta de chuvas que vem agravando o nível e a qualidade dos mananciais e que comprometem o fornecimento de água para a população, a Sanebavi (Saneamento Básico Vinhedo) continua buscando em propriedades particulares lagoas que possam ser utilizadas como fonte alternativa para complementar o abastecimento de água.

 

A medida foi tomada após a interrupção da captação de água no rio Capivari por causa da alta concentração de poluentes no rio que é um dos principais mananciais de Vinhedo. Todas as possíveis áreas estão sendo levantadas para que os proprietários autorizem a retirada da água durante determinado período do dia.

 

“Com a possibilidade de requisitar administrativamente os recursos hídricos particulares, nós estamos buscando essas fontes de água para amenizar o déficit de água potável para fornecimento à população. Essa é uma medida até que a qualidade do rio Capivari melhore e nos dê condições de voltar a captar cerca de 330 m³/h de lá”, afirma o Superintendente da Sanebavi, Odair Seraphim, o Canjica.

 

Além da requisição administrativa, o Decreto n° 216 que criou a Comissão de Gestão de Crise de Abastecimento Hídrico de Vinhedo, prevê uma série de outras ações como a instalação de mais redutores de vazão de água nas escolas municipais, como forma de controle de desperdício e, ainda, contribuindo para a sustentabilidade ambiental, suspensão das atividades nas piscinas públicas por 30 dias, incluindo a estrutura de vestiários, para reduzir o consumo de água.

 

“Mesmo com toda essa dificuldade nós estamos buscando alternativas para não deixar faltar água no município. Mas, apesar disso, a população precisa continuar colaborando e utilizando a água com consciência, sem desperdícios. O sistema de rodízio que adotamos no sistema de abastecimento da ETA 1 desde a última sexta-feira é mais uma medida necessária para atendermos toda a população nesse período crítico que passa todo o Estado”, afirma o prefeito Jaime Cruz.

 

A região da Capela, que é abastecida pela ETA 2, no Jardim Santa Cândida, não entrará no sistema de rodízio, já que não sofreu impacto na distribuição, por ser abastecida por outro manancial, o Córrego do Moinho.

 

Sistema da Boiada (fornecimento de água das 7h às 17h)

 

Residencial São Miguel, Vila Renascer, Jardim Primavera, Estância das Flores, Jardim dos Pássaros, Ferragut, Condomínio Vivenda das Vinhas, Residencial Grappe Village, Alpes de Vinhedo, Nova Aliança, Terras de São Francisco 1 e 2, Pinheirinho, Santa Claudina, Vila Fontaine, Residencial Arco Iris, Vila Di Treviso, Jardim Três Irmãos, Condomínio Vista Alegre (Sede e Café), São Matheus, Bosque das Araras, Altos do Morumbi, Chácaras Fim de Semana, Casa Verde, Chácaras São Bento, Nova Vinhedo, Residencial Aquário, Nova Era, Residencial Joana, Vila Milanez, Vila Pafaro, Parque Brasília, São Diego, São Joaquim, Morada dos Executivos, Marambaia, Chácaras do Trevo, Sol Vinhedo Village, Santa Rosa, Jardim Brasil, Alves Nogueira, Jardim Alba, Jardim Itália, Jardim Junco, Loteamento Antonio Trevisan e Jardim Pinhata.

 

Sistema Mirante das Estrelas (fornecimento de água das 18h às 6h)

 

Jardim São Thomé, Vila Santana, Jardim Miriam, Residencial Jardim Florência, Vila João XXIII, Vila Romana, Vila Pompeia, CDHU Mario Covas, Vila Junqueira, Vila Mingarelli, Loteamento Bem Te Vi, Parque Yolanda, Vila Fátima, Residencial Ipê Velho, Jardim Panorama I e II, Recanto dos Paturis, Bosques de Grevílea, Morada do Sol, Morada da Lua, Jardim das Palmeiras, Reserva da Mata, Chácaras Mirante das Estrelas, Residencial Világgio Di Verona, Jardim Melle, Morada do Bosque, Vila Monte Verde, Observatório, Residencial Villa D’Oro, Chácaras Recanto das Canjarana, Chácaras do Lago, Chácaras da Adutora, Macaúba, Jardim Floresta, Jardim Europa, Jardim Paulista I e II, Campos de Toscana.

 

Região Central (fornecimento de água das 7h às 22h)

 

Vila Magalhães, Vila Planalto, Vila Trevisan, Vila Galo, Residencial Flora, Centro, Jardim Nova Canudos, Residencial Terras de Vinhedo, Jardim América, Jardim Cruzeiro, Jardim Trevisan I e II, Jardim Emília, Vila Valmonte, Vila Lorenzon, Codato, Santa Leonilda.

 

Tamanho da fonte
Contraste