Na madrugada desta terça-feira, dia 28, foi concluído o cronograma de limpeza, higienização e desinfecção dos 36 reservatórios de abastecimento de água de Vinhedo.
O serviço preventivo que começou a ser feito no dia 7 no sistema da ETA 1, na Vila Planalto em horários de baixo consumo, de acordo com a realidade de cada região para evitar problemas de abastecimento, foi finalizado após os serviços serem executados no sistema da ETA 2, no Jardim Santa Cândida.
“Nós conseguimos cumprir o cronograma previamente estabelecido com a empresa prestadora do serviço e não tivemos problemas de desabastecimento de água por causa da execução do serviço. Mais uma vez a Sanebavi cumprindo o seu papel, realiza o serviço preventivo para garantir a qualidade da água que chega a torneira dos Vinhedenses”, afirma o Superintendente da Sanebavi, Odair Seraphim, o Canjica.
O procedimento realizado em Vinhedo atende as exigências estabelecidas pela Portaria n° 2914/11, do Ministério da Saúde, que estipula os parâmetros para a água ser considerada potável para o consumo humano.
Todo o processo de limpeza e desinfecção dos reservatórios foi feito em cerca de 3 horas. Nesse período, a empresa responsável pela execução do serviço colocou mais de uma equipe para realizar a lavagem simultânea dos reservatórios de cada setor.
Para garantir a qualidade da água distribuída à população de Vinhedo, a Sanebavi realiza análises diárias da água tratada e consumida no município, a partir de amostras coletadas nas saídas das unidades de tratamento e redes de distribuição.
O laboratório da autarquia realiza testes físico-químico e biológico dá água coletada em diversos pontos do município. Além das análises em laboratório, as estações de tratamento de água possuem laboratórios internos que também analisam a qualidade da água e a cada seis meses, laboratórios certificados também realizam coletas em diversos pontos do município para analisar a qualidade da água consumida em Vinhedo.
Para manter a qualidade da água distribuída, a Sanebavi recomenda aos moradores a limpeza da caixa d’água a cada seis meses. O procedimento é importante para evitar que a sujeira acumulada no interior da caixa contamine a água.