Sanebavi automatiza controle de reservatórios

Jardim São Thomé pode ficar sem água neste domingo
15 de março de 2018
Manutenção na rede elétrica pode prejudicar o abastecimento de água para a Capela nesta quinta-feira, 27
15 de março de 2018

No segundo semestre o nível dos reservatórios de Vinhedo será acompanhado pela Sanebavi (Saneamento Básico Vinhedo) à distância e em tempo real, 24 horas por dia, com a implantação do monitoramento automático do nível e vazão do sistema de distribuição.

 

As informações sobre o nível dos reservatórios serão repassadas ao Centro de Controle Operacional da autarquia, que funcionará nas Estações de Tratamento de Água do Jardim Planalto (ETA 1) e Santa Cândida (ETA 2), permitindo a análise sobre todo o sistema em uma única tela de computador.

 

“Esse acompanhamento que acontecia nos principais reservatórios do município como os do sistema da Boiada, Mirante das Estrelas e Florido, que tem capacidade de reservação de 1 milhão de litros, agora será ampliado para 31 reservatórios. Com isso, vai ser possível identificar e solucionar com mais agilidade problemas que poderiam comprometer o fornecimento de água a população”, afirma o prefeito de Vinhedo, Milton Serafim. 

 

Para possibilitar esse acompanhamento em tempo real, a Sanebavi está instalando em cada reservatório do município painéis de automatização para controlar o nível de reservação de cada ponto. Todo o processo de instalação deve ser concluído no final de julho.

 

Os painéis possuem 16 canais de entrada e saída de informações que permitem a expansão dos serviços que podem ser acionados à distância.

 

“Com essa tecnologia nós poderemos agregar no futuro funcionalidades como o acionamento automático de bombas, a regulagem de vazão e de pressão e a instalação de alarmes e sensores de pressão que darão mais agilidade no serviço prestado à população”, explica o Superintendente da Sanebavi, Odair Seraphim, o Canjica. 

 

As unidades remotas já foram instaladas nos reservatórios da Vila João XXIII, Nova Vinhedo, Vista Alegre, Alpes, Vila Hípica II, Jardim Miriam, Jardim Melle, Jardim Florence, Duoflex (Capela), Araras (Marambaia) e ETA II. 

 

O serviço será concluído com a instalação das unidades nos reservatórios da Hípica I, Observatório, ETE Pinheirinho e São Joaquim.

 

Tamanho da fonte
Contraste