Sanebavi acompanha apresentação do plano de aproveitamento de recursos hí­dricos

Prefeito e Superintendente da Sanebavi acompanham trabalhos de interligação da rede adutora da ETA 1
15 de março de 2018
Desassoreamento da Represa I é concluído
15 de março de 2018

O Superintendente da Sanebavi, Odair Seraphim, o Canjica, e o Superintendente Adjunto, Francisco Beltramin, acompanharam na última quarta-feira, 02, em Campinas, a apresentação do estudo encomendado pelo DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), que indica uma série de ações para garantir o aproveitamento de recursos hídricos para 180 municípios que fazem parte da macrometrópole paulista.

 

O objetivo é garantir até o ano de 2035 o suprimento de água bruta para atender a demanda de consumo sem comprometer o desenvolvimento dessa região que representa 83% do PIB do Estado de São Paulo. 

 

“Esse estudo demonstra que os atuais limites de vazão e a qualidade dos mananciais da região já não estão sendo suficientes para atender a demanda de consumo de uma população estimada em 30 milhões de pessoas. Por isso, é necessário a adoção de ações integradas para aumentar a disponibilidade de água que permitirá o desenvolvimento local e regional”, afirma Canjica.

 

Para alcançar esse objetivo serão necessários investimentos entre quatro a dez bilhões de reais para garantir mais 60m³/s de água para as regiões metropolitana de Campinas, São Paulo, Santos e Vale do Paraíba.

 

Para as cidades das Bacias PCJ, a recomendação do plano é a implantação de três reservatórios nos rios Camanducaia, Jaguari e Pirai, a negociação da renovação da outorga do Sistema Cantareira para obter os volumes necessários para o abastecimento das cidades, o controle efetivo da perda de água e ações de gestão e controle do uso racional da água. 

 

Como ações imediatas, o estudo recomenda ações para aumentar o volume de reservação de água bruta, o controle da qualidade da água dos mananciais e a necessidade da adoção de planos de segurança e medidas de contingência da água para os períodos críticos do ano.

 

 

Tamanho da fonte
Contraste