Represas de Vinhedo estão com o ní­vel estável mesmo com a estiagem

Audiência Pública discute Plano Municipal de Saneamento Básico
15 de março de 2018
Prosseguem as obras de construção da ETA 3
15 de março de 2018

Há quase 60 dias sem chuvas, muitas cidades começam a enfrentar problemas com a estiagem e o tempo seco.

O nível de alguns rios de onde se capta água para tratamento já diminuiu, colocando em alerta muitos municípios.

Mas apesar desse momento crítico que enfrenta a região, Vinhedo está mantendo a captação dentro do volume permitido para o período de estiagem, (entre junho e outubro), garantindo o abastecimento de água para todo o município.

Nesse período, a Sanebavi (Saneamento Básico Vinhedo) pode captar um volume de até 935 m³/h de água em todo o sistema. Quantia suficiente para manter os reservatórios abastecidos mesmo nos períodos onde ocorre um maior consumo de água por causa do calor excessivo e do tempo seco.

Com isso, as três represas do município estão com o nível estável, mesmo nesse longo período de estiagem.  Apenas a água da represa 1, que recebe a captação do sistema Bom Jardim, está sendo tratada na ETA 1, no Jardim Planalto e usada para abastecer a cidade.

As represas 2 e 3 não estão sendo usadas e a água acumulada é considerada uma reserva do município.   

Para alcançar essa situação de normalidade, Vinhedo investiu muito nos últimos anos para evitar o desperdício de água. Entre as ações executadas pela Sanebavi estão as manutenções periódicas na rede, a limpeza da caixa de areia da represa 1 para evitar o assoreamento e a troca de hidrômetros com mais de cinco anos de uso por novos aparelhos aferidos pelo Inmetro, que ajudaram o município a reservar parte da água para os períodos críticos.  

E para que o município passe por esse longo período sem chuvas, a população pode ajudar evitando o desperdício de água ao não lavar, por exemplo, quintais e carros.  O uso consciente da água neste período é fundamental para manter os níveis de reservação que garantem o abastecimento para a cidade.

 

Tamanho da fonte
Contraste