R

B
15 de março de 2018
EXCLUI Fim do Programa de Pagamento de Dívidas com a Sanebavi
15 de março de 2018

 

R

 

Recarga artificial – Processo de aumentar o fornecimento natural de água a um aqüífero bombeando água para dentro dele através de perfurações ou para dentro de bacias de captação que drenam a água para dentro do aqüífero.

 

Reciclar – Coletar e processar um recurso de modo que ele possa ser transformado em novos produtos, como recuperar garrafas ou latas de alumínio para processá-las em novas garafas ou latas. A reciclagem difere da reutilização por envolver processamento; reutilizar significa usar um recurso novamente em sua forma original, como na lavagem e reutilização de um contíiner.

 

Recife – Proeminência ou massa de rochas ou de coral (ou de um banco de areia estendido) junto à superfície do oceano.

 

Recife artificial – Estrutura construída pelos homens que se ergue acima do fundo do oceano. Ele cria um habitat artificial para atrir organismos marinhos e bentônicos.

 

Recife corta-onda – Superfície de erosão suavemente inclinada da zona costeira entre um recife corta-onda e a linha d’água.

 

Recife de barreira – Longo espinhaço formado por coral a partir do fundo do oceano. É paralelo à terra firme, mas separado desta por uma lagoa profunda. Por exemplo, a Grande Barreira de Recifes fica longe da costa de Queensland, na Austrália.

 

Recife de coral – Calcário biogínico depositado por coral vivo e organismos afins que vivem em águas oceânicas rasas e quentes.

 

Recife de mar – Recife costeiro que se forma pela ação das ondas no limite terrestre da erosão da praia.

 

Recife em franja – Recife de coral que se forma junto à costa.

 

Recife recortado – Qualquer monte isolado que cresce numa lagoa atrás de um recife de barreira ou próximo a um atol; pode variar de pequenos pilares a extensões de vários quilômetros. Pequenos recifes recortados são também chamados de cabeças de coral ou outeiros de coral.

 

Rede de drenagem – Sistemas de canais numa bacia de drenagem.

 

Rede de esgoto – Termo coletivo para o sistema de coleta e usina de tratamento de esgoto num determinado bairro ou região.

 

Regressão marinha – Queda do nível do oceano numa escala regional ou global.

 

Reservatório – Corpo artificial de água de superfície que é retido por uma represa.

 

Ribeiro – Termo usado para designar um pequeno rio ou curso d’água nas áreas superiores de uma vertente.

 

Rio – Canal natural de drenagem de superfície que tem uma descarga anual relativamente grande. Um rio geralmente termina oceano.

 

Rio decapitado – Rio que perdeu parte da área de cabeceira por causa de intromissão de bacia hidrográfica ou falha de deslizamento de veio.

 

Rio yazoo – Pequeno rio tributário que flui paralelamente à corrente principal numa planície de aluvião. Um rio yazoo é separado da ribanceira do rio principal por um dique.

 

Ripário – Termo concernente às questões do uso da terra ao longo das margens de um curso d’água ou rio.

Tamanho da fonte
Contraste