Parâmetros Biológicos

Aquífero Guarani
15 de março de 2018
C
15 de março de 2018

""

A quantidade de matéria orgânica presente nos corpos d&água depende de uma série de fatores incluindo todos os organismos que aí vivem, os resíduos de plantas e animais carregados para as águas e também o LIXO e os ESGOTOS nela jogados.
Se a quantidade de matéria orgânica é muito grande a poluição das águas é alta e uma série de processos vão ser alterados. Haverá muito alimento à disposição e conseqüentemente proliferação dos seres vivos. Vai haver maior consumo de oxigênio que ocasionará a diminuição de Oxigênio dissolvido provocando a mortalidade de peixes.
É difícil se restabelecer o equilíbrio se o processos poluidores não são controlados. Os principais componentes de matéria orgânica encontrados na água são proteínas, aminoácidos, carboidratos, gorduras, além de uréia, surfactantes e fenóis.
Os microorganismos desempenham diversas funções de fundamental importância para a qualidade das águas.
Participam das diversas transformações da matéria nos ciclos biogeoquímicos como o do N, P, S, Hg, C e da água.
Outro aspecto de grande relevância em termos de qualidade biológica da água é a presença de agentes patogínicos e a transmissão de doenças.
A detecção dos agentes patogênicos, principalmente bactérias, protozoários e vírus, em uma amostra de água é extremamente difícil, em razão de suas baixas concentrações.
Portanto, a determinação da potencialidade de um corpo d&água ser portador de agentes causadores de doenças pode ser feita de forma indireta, através dos organismos indicadores de contaminação FECAL do grupo dos COLIFORMES.
Os coliformes estão presentes em grandes quantidades nas fezes do ser humano e dos animais de sangue quente.
A presença de coliformes na água não representa, por si só, um perigo à saúde, mas indica a possível presença de
outros organismos causadores de problemas à saúde. Os principais indicadores de contaminação fecal são asconcentrações de coliformes totais e coliformes fecais, expressa em número de organismos por 100 ml de água.
De modo geral, nas águas para abastecimento o limite de Coliformes Fecais legalmente tolerável não deve ultrapassar 4.000 coliformes fecais em  100 ml de água em 80% das amostras colhidas em qualquer período do ano.

Tamanho da fonte
Contraste