Oficinas de Compostagem e Horta Orgânica continuam com inscrições abertas

Oficinas de Compostagem e Horta Orgânica continuam com inscrições abertas
15 de março de 2018
Grupo "Memórias de Vinhedo" visita estações de tratamento da Sanebavi
15 de março de 2018

Neste sábado (04),  o  curso de compostagem acontece na Assoc. Reencontro e no próximo dia 11, tem horta orgânica na E.M. Franco Montoro

 

 

 

Continuam abertas  as inscrições para as oficinas de Horta Orgânica e Compostagem  oferecidas pela Sanebavi como contrapartida social às obras de implantação das redes de Saneamento Básico a partir de recursos do PAC 2 – Programa de Aceleração do Crescimento.

 

 

Os interessados em participar dos workshops podem  fazer as inscrições diretamente no Ceprovi  ou pelo telefone 3826 3139 ou 3826 1228 informando nome, data de nascimento, endereço  e contato telefônico.  As inscrições são realizadas priorizando os moradores dos bairros  contemplados pelos empreendimentos do PAC 2  (Altos do Morumbi,  Santa Claudina, Colinas de San Diego,  São Joaquim,  Distrito Industrial e Capela ), mas toda população pode se inscrever para preenchimento das vagas remanescentes.

 

 

Cada oficina oferece  25 vagas e a idade mínima para participação nos cursos é de 16 anos. Todo o material utilizado  é fornecido gratuitamente.

 

 

As oficinas de horta orgânica  acontecem  das 9h às 12h,  nos seguintes dias e locais: 11/06 – E.M. Franco Montoro; 18/06 – E.M. Jair Mendes de Barros e 25/06 – Colinas de San Diego.  As oficinas de Compostagem, também  realizadas das 9h às 12h, acontecem nos seguintes locais: 04/06 – Associação Reencontro; 02/07 – E.M. Jair Mendes de Barros e 16/07 – Colinas de San Diego.

 

 

Para o próximo semestre,  o Projeto Socioambiental  vai oferecer novas oficinas com os temas  “Fabricação de Sabão com Óleo de Cozinha”  e “Educação Ambiental”.

 

 

Conteúdo das oficinas:

 

Oficina de Compostagem  – O curso vai ensinar os participantes a utilizarem técnicas  de reaproveitamento de materiais como resto de comidas, casca de frutas e legumes, folhas do jardim, grama,  entre outros itens que normalmente são jogados fora . Se manipulados de maneira ecologicamente correta  é possível produzir  adubos para ervas, chás, temperos e flores. O objetivo deste curso é contribuir para a formação de hábitos ambientais; incentivar o processo de construção e manutenção de hortas domésticas em sistema orgânico; técnicas de produção de adubo orgânico e resgatar o habito de produção de alimentos para autoconsumo.

 

 

Oficina de Horta Orgânica – Consiste em empregar  técnicas que não utilizem agrotóxicos ou produtos químicos para a produção.  Ecologicamente correta produz desde ervas, chás , temperos até legumes e verduras.  A proposta  prevê a utilização de pequenos espaços e até suspensas em muros ou paredes externas. O objetivo é estimular o contato com a terra e a produção no sistema orgânico de hortaliças, vegetais e plantas medicinais por meio de horta orgânica; incentivar o processo de construção de hortas domésticas e a produção de alimentos para autoconsumo. 

 

Tamanho da fonte
Contraste