Continuam abertas as inscrições para as oficinas de Horta Orgânica e Compostagem oferecidas pela Sanebavi como ações do Projeto de Trabalho Socioambiental – PTS, realizadas como contrapartida social às obras de implantação das redes de Saneamento Básico nas modalidades de Abastecimento de Água e Coleta de Esgoto, a partir de recursos do PAC 2 – Programa de Aceleração do Crescimento.
Os interessados em participar dos workshops podem fazer as inscrições diretamente no Ceprovi ou pelo telefone 3826 3139 ou 3826 1228 informando nome, data de nascimento, endereço e contato telefônico. As inscrições serão realizadas priorizando os moradores dos bairros contemplados pelos empreendimentos do PAC 2 (Altos do Morumbi, Santa Claudina, Colinas de San Diego, São Joaquim, Distrito Industrial e Capela ) e será respeitada a ordem de chegada. Haverá lista de espera para moradores de outros bairros para preenchimento de vagas remanescentes.
Serão disponibilizadas 25 vagas por oficina e a idade mínima para participação nos cursos é de 16 anos. Todo o material utilizado será fornecido gratuitamente.
As oficinas de horta orgânica acontecem das 9h às 12h, nos seguintes dias e locais: 14/05 – Associação Reencontro; 11/06 – E.M. Franco Montoro; 18/06 – E.M. Jair Mendes de Barros e 25/06 – Colinas de San Diego. As oficinas de Compostagem, também serão realizadas das 9h às 12h, nos seguintes locais: 21/05 – Cecavi; 04/06 – Associação Reencontro; 02/07 – E.M. Jair Mendes de Barros e 16/07 – Colinas de San Diego.
Sobre as temáticas “Horta Orgânica” e “Compostagem” serão realizadas oito oficinas contemplando 200 pessoas. No entanto, para o próximo semestre, o Projeto Socioambiental vai oferecer novas oficinas com os temas “Fabricação de Sabão com Óleo de Cozinha” e “Educação Ambiental”.
Conteúdo:
Oficina de Compostagem – O curso vai ensinar os participantes a utilizarem técnicas de reaproveitamento de materiais como resto de comidas, casca de frutas e legumes, folhas do jardim, grama, entre outros itens que iriam ser jogados fora . Se manipulados de maneira ecologicamente correta é possível produzir adubos para ervas, chás, temperos e flores. Esse trabalho pode representar uma economia para as famílias que dedicarem um pouco do seu tempo a esta atividade. O objetivo deste curso é contribuir para a formação de hábitos ambientais; incentivar o processo de construção e manutenção de hortas domésticas em sistema orgânico; técnicas de produção de adubo orgânico e resgatar o habito de produção de alimentos para autoconsumo.
Oficina de Horta Orgânica – Consiste em empregar técnicas que não utilizem agrotóxicos ou produtos químicos para a produção. Ecologicamente correta produz desde ervas, chás , temperos até legumes e verduras. A proposta prevê a utilização de pequenos espaços e até suspensas em muros ou paredes externas. O objetivo é estimular o contato com a terra e a produção no sistema orgânico de hortaliças, vegetais e plantas medicinais por meio de horta orgânica; incentivar o processo de construção de hortas domésticas e a produção de alimentos para autoconsumo.