Na fase final das obras, ETA São Joaquim recebe últimos ajustes

Construção da Estação de Tratamento de água São Joaquim – ETA 3
15 de março de 2018
Ampliação da ETE Capivari
15 de março de 2018

A terceira estação de tratamento de água de Vinhedo, em fase final de construção dentro do condomínio São Joaquim, recebeu nesta quarta-feira, 27, mais ajustes importantes para que a estação fique pronta para entrar em funcionamento.

 

A tubulação de saída da elevatória de água tratada foi interligada a rede adutora com tubos de ferro fundido de 400 mm para enviar toda a água produzida até os reservatórios da estrada da Boiada e mil metros de placas de grama foi implantada dentro da área interna da estação.

 

Outros ajustes seguem em andamento na subestação de energia elétrica com a montagem dos painéis elétricos, na elevatória de água bruta e nos dois módulos de tratamento de água que serão impermeabilizados para bloquear vazamentos.   A rede adutora de água bruta também será interligada com a lagoa de captação.

 

“O próximo passo é testar os equipamentos para que depois possamos fazer os ajustes necessários e colocar a estação para funcionar”, explica o Superintendente da Sanebavi, Odair Seraphim, o Canjica.

 

Depois de finalizada, a estação terá capacidade para tratar até 720 m³/h de água, beneficiando os bairros Altos do Morumbi, Vida Nova 1, Eldorado e Vila Savian que sofrem problemas de falta de pressão na rede. O abastecimento de água será feito com uma rede subadutora implantada ao longo da estrada da Capela.

 

A água bruta do rio Capivari será armazenada em uma área maior que o espaço atual. O terreno foi rebaixado em 4 metros para receber a água. Todo o entorno do lago já recebeu  placas de concreto nas laterais.

 

A água será captada, tratada e depois enviada para os reservatórios da Estrada da Boiada para distribuição. A rede adutora foi instalada em uma extensão de 2,3 km entre o condomínio São Joaquim e os reservatórios da Boiada. 

 

“Com a ETA 3 nós utilizaremos a outorga máxima de captação no rio Capivari, aumentando a oferta de água para o município. Com mais um reservatório com capacidade para dois milhões de litros de água tratada construído na estrada da Boiada e com outros investimentos que iniciaremos ainda este ano, nós vamos proporcionar mais qualidade de vida para todos”, afirma o prefeito de Vinhedo, Jaime Cruz.

 

Tamanho da fonte
Contraste