Macromedidores começam a funcionar em fase de testes em Vinhedo

Paredes do segundo tanque da ETE Capivari são concretadas
15 de março de 2018
Mananciais
15 de março de 2018

O consumo da água distribuída pela Saneamento Básico Vinhedo (Sanebavi) à população de Vinhedo começou a ser monitorado em tempo real pelos aparelhos macromedidores instalados em três reservatórios da cidade.

 

Os equipamentos realizam a medição, ainda na fase de testes, das vazões de saídas dos reservatórios Mirante das Estrelas, Duo Flex e Florido. A tecnologia ainda vai ser instalada em mais sete sistemas de abastecimento de Vinhedo.

 

“Vinhedo adota mais uma ferramenta importante no processo contínuo de redução do desperdício de água tratada. A adoção de ferramentas tecnológicas só aumenta a eficácia da gestão pública, proporcionando o desenvolvimento do município”, afirma o prefeito de Vinhedo, Milton Serafim.

 

Todos os aparelhos devem estar instalados e aferidos em cerca de 60 dias.

 

“Com os macromedidores nós teremos dez macrozonas, divididas em 30 setores diferentes de abastecimento. Tudo interligado via rádio, ao sistema de informações da Sanebavi que terá um acompanhamento em tempo real do nível de cada reservatório da cidade”, afirma o Superintendente da Sanebavi, Odair Seraphim, o Canjica. 

 

Também será possível identificar em cada reservatório os setores que mais consomem água por mês e a partir daí, realizar ações especificas para atender as necessidades de cada região.

 

Com a instalação dos macromedidores o programa de controle de perdas também vai ser intensificado no município. Desde que o trabalho começou a ser realizado, o índice de perdas reduziu de 47%, em 2005 para 30%, em 2012. 

 

Com a cidade divida em setores de abastecimento também haverá um controle maior sobre a vazão mínima noturna  que ajudará na identificação de problemas que provocam a perda de água, permitindo uma ação corretiva mais rápida.

 

Além de um controle maior sobre a distribuição da água, a Sanebavi também poderá estabelecer prioridades de investimentos e planejar ações para cada uma das regiões de Vinhedo.
 

 

Tamanho da fonte
Contraste