Funcionários da Sanebavi participam VIII SIPAT

Sanebavi prossegue com a construção das Estações de Tratamento de Lodo
15 de março de 2018
Rede adutora de água tratada começa a ser instalada na ETA 3
15 de março de 2018

A saúde do homem e as consequências do uso do álcool e das drogas foram os temas abordados durante a 8° SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes) organizada pelos funcionários da Sanebavi que compõem a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes).

 

As palestras educativas aconteceram em dois dias no anfiteatro do Centro Médico Manoel Matheus, no jardim São Matheus. O trabalho de conscientização dos funcionários foi feito por profissionais da rede municipal de saúde de Vinhedo e da Ong SOS Esperança e Vida.

 

Divididos em dois grupos os funcionários receberam informações importantes sobre prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de próstata, que registra mais de 45 mil novos casos por ano.

 

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA) o tumor é a segunda causa de câncer entre os homens, principalmente a partir dos 50 anos. E por ser uma doença silenciosa, já que o tumor pode se desenvolver sem apresentar sintomas, o exame preventivo anual é fundamental para identificar qualquer alteração.

 

A palestra sobre álcool e drogas abordou as consequências que a dependência pode causar na vida das pessoas. O uso indiscriminado de bebida alcoólica, que muitas vezes começa dentro de casa, pode levar o individuo a desenvolver uma série de doenças como cirrose hepática e depressão.

 

Já o uso de drogas sejam elas, estimulantes, depressivas ou alucinógenas provocam alterações no sistema nervoso central, prejudicando a vida social e profissional da pessoa.

 

Todos os anos a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes da Sanebavi seleciona temas que sejam de interesse dos funcionários para que todos tenham  uma qualidade de vida melhor no dia a dia.

 

 

Tamanho da fonte
Contraste