ETA1 recebe visita de alunos da rede municipal no Dia Mundial da Água

Reservatório de água no bairro Nova Vinhedo recebe impermeabilização
15 de março de 2018
Sistema de adensamento de lodo começa a ser construí­do na ETA 3
15 de março de 2018

Nesta terça-feira, 22,  alunos do 4° ano do ensino fundamental da Escola Municipal Prof. Cláudio Gomes comemoraram o Dia Mundial da Água com uma atividade muito especial , a visita à Estação de Tratamento de Água da Vila Planalto, A ETA 1. Como parte do passeio educativo, os grupos também tiveram a oportunidade de conhecer a Estação de Tratamento de  Esgoto, ETE Pinheirinho.

 

Na estação de tratamento de água, acompanharam o funcionamento do  sistema de supervisão e controle dos reservatórios de tratamento e observaram todas as etapas do tratamento, desde a entrada da água bruta na estação até a conclusão do processo com o envio da água potável para os reservatórios do município. Com a presença do Coordenador de ETAs, Sergio Antunes da Silva e demais profissionais que atuam na estação, os alunos puderam  assistir a uma pequena demonstração sobre cada etapa e  tirar todas as dúvidas. 

 

Bastante  interessado no tema, o aluno Paulo Munhoz Romero, do 4ºD, fez questão de anotar  o funcionamento de todo o processo de tratamento “Adorei participar desta visita. Aprendi muitas coisas novas  e anotei tudo no meu caderno”, disse.  Outra aluna participativa, Sophia S. Tonietti, de 9 anos,  também aproveitou para tirar suas dúvidas  “Gostei muito de conhecer a ETA. Descobri que o cloro utilizado para tratar a água não é igual ao cloro que usamos na piscina.  Também achei interessante  todas as etapas do tratamento,  principalmente a filtração. Nem imaginava que a água passasse por  todo esse processo até chegar nas casas”, afirmou.   

 

Na segunda parte da visita, os estudantes conheceram as etapas do processo de tratamento de esgoto e se conscientizaram da importância da destinação correta do lixo doméstico.   

 

Desde 2009 a Sanebavi abre as portas de suas unidades para que as escolas tragam seus alunos para visitas técnicas, contribuindo para o aprendizado da disciplina e reforçando a importância da preservação ambiental. A visita às ETAs e ETEs faz parte do  ‘Projeto Escola’ desenvolvido pela autarquia  que recebe todos os anos alunos das escolas de Vinhedo e de outras cidades da região como Campinas e Paulínia. 

 

Para o superintendente da Sanebavi, Danilo Ferraz, essa atividade é um importante instrumento pedagógico para promover a conscientização sobre a necessidade de preservação dos recursos hídricos “ A visita das crianças é um oportunidade de conhecerem de perto  o processo de tratamento, tanto da água como do esgoto,  despertando com isso o interesse  em preservar esse recurso essencial para todos os seres vivos.  Abrindo as portas da Sanebavi nós conseguimos estimular  a consciência ambiental  neste público que se tornará multiplicador da informação contribuindo para preservação do meio ambiente e uso consciente da água para que não falte para as futuras gerações”, afirma.

 

Outras visitas – Na semana passada, cerca de 20 alunos da Escola Municipal Abel Maria Torres também estiveram em visita as Estações de Tratamento de Água e Esgoto. Essa foi a primeira turma recebida pelo ‘Projeto Escola´  em 2016.   A secretaria de Educação realizou  o agendamento de visitas semanais  para os alunos do Ensino Fundamental para os meses de março, abril, maio e junho. Está prevista a participação de mais de 900 alunos nas atividades neste primeiro semestre.

 
Tamanho da fonte
Contraste