Entrega oficial da rede de esgoto do Morumbi é prestigiada por grande número de moradores

Trânsito na rua Alfredo Acchar será interditado neste final de semana para obras da Sanebavi
15 de março de 2018
Superintendente Danilo Ferraz acompanha obras de construção do laboratório da ETA III
15 de março de 2018

A manhã do último sábado (30) foi festiva para os moradores do Altos do Morumbi que receberam oficialmente do prefeito Jaime Cruz e do Superintendente da Sanebavi, Danilo Ferraz,  as novas redes coletoras de esgoto executadas pela autarquia em 11 ruas do bairro,  totalizando mais de 6.700 metros de extensão.

 

“Investir em obras de saneamento é investir em saúde e qualidade de vida para a população”, afirmou o prefeito Jaime Cruz, que ressaltou o compromisso da atual gestão em buscar recursos para atender os bairros que não possuem esgotamento sanitário.  

 

“Esta entrega é feita com alegria e comprometimento porque há mais de 20 anos os moradores solicitam esta obra. O Altos do Morumbi é considerado refúgio de área verde em Vinhedo, mas faltava o essencial, que era a coleta e tratamento do esgoto do bairro.  Agora, com a rede coletora, o esgoto  será direcionado através dos emissários até a ETE Capivari para ser tratado. Estamos avançados em Vinhedo,  tratamos 100% do esgoto coletado e isso é motivo de muito orgulho porque ainda existe cidades no Brasil que estão discutindo a criação da sua primeira estação de tratamento de esgoto, enquanto Vinhedo já possui três unidades em operação”, disse. 

 

Além do Altos do Morumbi, as obras de implantação das redes  coletoras de esgoto foram realizadas  nos bairros Santa Claudina, Colinas de San Diego,  São Joaquim e estão em andamento no  Distrito Industrial . “São mais de 20 milhões que estão sendo investidos em saneamento e que irão beneficiar cerca de 15 mil pessoas”, lembrou. 

 

As melhorias incluem ainda a ampliação da ETE Capivari e da ETA II – Santa Cândida, a construção da terceira Estação de Tratamento de Água de Vinhedo (ETAIII)  em execução no São Joaquim e o início da construção de mais  um reservatório para 1 milhão de litros de água tratada na Capela.

 

O superintendente Danilo Ferraz, em seu pronunciamento, destacou o empenho da Sanebavi que, a pedido do prefeito Jaime Cruz, realizou com recursos próprios um trecho de mais de 300 metros de rede que não havia sido contemplado no projeto do PAC 2 “Tem uma mística que diz que obra embaixo da terra não tem valor, mas ao contrário disso, o prefeito mostrou sua preocupação com o povo quando solicitou que a Sanebavi realizasse com recursos próprios um trecho de aproximadamente 300 metros de rede na Rua Tóquio para que nenhuma família ficasse sem o benefício”.

 

Danilo Ferraz chamou atenção ainda para a participação da Associação de Moradores durante todo o processo de execução das obras “Os integrantes da Associação sempre estiveram preocupados com a execução desta obra.  Acompanharam de perto a conclusão de cada  etapa e  mantiveram contato constante com a autarquia. Isso demonstrou o interesse e o zelo pelo bem comum da comunidade”, afirmou.

 

Comemorando o início de uma nova fase no bairro, Maria Paula Castro , vice presidente da Associação de Moradores, considerou a obra mais uma conquista para o território  “Estamos felizes pelas benfeitorias adquiridas junto à Prefeitura, entre elas,  a instalação de iluminação pública em áreas do bosque e o  plantio em área de preservação. Dentre todas, a que merece atenção especial, é a implantação da  rede de esgoto no bairro.  Fizemos o primeiro pedido em 1996, portanto há 20 anos,  e agora esta obra está sendo concluída. Agradeço ao prefeito Jaime Cruz por ter encampado a nossa luta, assumido este desafio e cumprido com o compromisso de nos entregar as redes de esgoto ”, comemorou.

 

            Presente no evento, o Pe. Luis Sérgio Damasceno, da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes (Capela), agradeceu a Prefeitura e a Sanebavi  pela iniciativa que vem de encontro a proposta da Campanha da Fraternidade 2016, cujo  foco é o  Saneamento Básico “Estamos felizes por ver que a administração pública de Vinhedo colocou em prática  o que a Campanha da Fraternidade 2016 solicitou, que é cuidar da Casa Comum, no caso a nossa cidade . É um momento de celebração e agradecimento pelo investimento em saneamento básico que vai beneficiar tantas famílias. Este não é um ato político, mas um compromisso assumido também pela comunidade católica. Parabéns a todos que colocaram em prática este apelo da igreja católica”, afirmou.

           

Ao fim da solenidade, o prefeito Jaime Cruz, juntamente com o superintendente da Sanebavi Danilo Ferraz, o presidente da Câmara Marcio Melle e os demais  vereadores presentes, participou da primeira ligação simbólica de rede de esgoto do bairro, realizada na residência do senhor Toninho  (Antonio Custodio da Silveira) que neste dia  representou toda a comunidade local.

 

 Em seguida aconteceu a caminhada ecológica pelas ruas do bairro com toda a comunidade.

 

 

Saneamento – As obras de esgotamento sanitário realizadas  no Altos do Morumbi  beneficiam  195  famílias  e foram  implantadas nas ruas Roma, Berlim, Londres, Bruxelas, Madrid, Paris, Lisboa, Berna, Viena, Tóquio e trecho da Arnaldo Roque Brisque, totalizando mais de 6.700 metros de extensão .

 O empreendimento  sanitário foi executado após o repasse de recursos financiados pelo PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento) na faixa de R$ 27 milhões, para serem investidos em Vinhedo em obras de esgotamento sanitário e abastecimento de água. Nos dois contratos o município tem a contrapartida de 10% no contrato da água e de 5% para o contrato de esgoto.

 

 

 

Tamanho da fonte
Contraste