Continuam as obras das Estações de Tratamento de Lodo

Rompimento de adutora interrompe o fornecimento de água em Vinhedo
15 de março de 2018
Audiência Pública – Plano Municipal de Saneamento Básico
15 de março de 2018

A construção das Estações de Tratamento de Lodo já estão em fase avançada e até o fim do ano Vinhedo começa a tratar o lodo gerado nas Estações de Tratamento de Água da Vila Planalto (ETA 1) e Santa Cândida (ETA 2).

Em todo o Brasil, o lodo representa um grande problema ambiental quando retorna ao rio após o processo de tratamento da água, contaminando os recursos hídricos novamente.  Por isso, investimentos em saneamento básico são fundamentais para preservar o meio ambiente.

 
Na estação de tratamento de água da Vila Planalto os trabalhos se concentram agora na colocação do madeiramento para fazer o telhado do prédio que vai receber duas centrífugas com capacidade para desidratar 14.000 litros por hora de lodo.

O mesmo processo será feito na estação de tratamento Santa Cândida que vai receber uma centrífuga com capacidade para desidratar 10.000 litros por hora de lodo.

Após a conclusão dessa etapa, nas duas estações será feito a interligação dos equipamentos ao reservatório, tanque de adensamento e estação de tratamento de água. 

Para a construção das estações, o Fundo Nacional de Recursos Hídricos (FEHIDRO)  destinou a maior parte dos recursos, R$ 2.215.440,62. O valor restante da obra, R$ 949.474,55 foi custeado pela Sanebavi (Saneamento Básico Vinhedo)

Após a inauguração das duas ETL’s parte da água eliminada do lodo no processo de desidratação deverá ser recirculada para a entrada da ETA para tratamento, minimizando o desperdício de água captada.

Água que poderá ser utilizada para lavagens de pátio, das unidades das ETA’s, além de abastecer caminhões pipa para ser usada em jardins.

Já o lodo, desidratado, poderá ir para aterro sanitário adequado ou ser utilizado em cerâmicas na fabricação de tijolos. A incorporação do resíduo em outros processos é de grande importância para o meio ambiente, pois o que era tratado como lixo servirá como matéria prima em outro processo.

 

Tamanho da fonte
Contraste