Construções das estações de tratamento de lodo entram na reta final

Remanejamento da rede de água no Vila Fontaine
15 de março de 2018
Rompimento de adutora interrompe o fornecimento de água em Vinhedo
15 de março de 2018

 

As obras de construção das estações de tratamento de lodo em Vinhedo que começaram no inicio deste ano estão na reta final. Já foram feitas a caixa elevatória, o adensador de lodo e a estrutura física das ETL’s,  na Vila Planalto (ETA 1) e no bairro Santa Cândida  (ETA 2).

 

Na estação de tratamento de água da Vila Planalto o edifício que vai abrigar os equipamentos será fechado na próxima semana. No local serão instaladas duas centrifugas com capacidade para desidratar 14.000 litros por hora de lodo.

 

Já na ETA 2, os pilares e vigas da unidade foram concretados  semana passada. A próxima fase da obra prevê a instalação da cobertura. A estrutura vai receber uma centrifuga com capacidade para desidratar 10.000 litros por hora de lodo.

 

Para a construção das estações, o Fundo Nacional de Recursos Hídricos (FEHIDRO)  destinou a maior parte dos recursos, R$ 2.215.440,62. O valor restante da obra, R$ 949.474,55 foi custeado pela Sanebavi (Saneamento Básico Vinhedo)

 

As estações serão responsáveis por tratar o lodo gerado no processo de tratamento da água,  contribuindo para a preservação dos recursos hídricos. Em todo o Brasil o lodo representa um grande problema ambiental, pois acaba retornando ao rio e contaminando as águas novamente.

 

Parte da água eliminada do lodo no processo de desidratação deverá ser recirculada para a entrada da ETA para tratamento, minimizando o desperdício de água captada. O recurso também poderá ser utilizado para lavagens de pátio, das unidades das ETA’s, além de abastecer caminhões pipa para ser usada em jardins.

 

Já o lodo, desidratado, poderá ir para aterro sanitário adequado ou ser utilizado em cerâmicas na fabricação de tijolos. A incorporação do resíduo em outros processos é de grande importância para o meio ambiente, pois o que era tratado como lixo servirá como matéria prima em outro processo.

 

A previsão é que as duas estações de tratamento de lodo em Vinhedo sejam concluídas até o final do ano.

 

Tamanho da fonte
Contraste