Comissão de Acompanhamento de Obras realiza primeira reunião de trabalho

Reservatório de água no bairro Nova Vinhedo recebe impermeabilização
15 de março de 2018
Sistema de adensamento de lodo começa a ser construí­do na ETA 3
15 de março de 2018

Na manhã desta terça-feira, 29, na sede administrativa da Sanebavi (Sanemento Básico Vinhedo), aconteceu a primeira reunião da CAO – Comissão de Acompanhamento de Obras. O evento marca o início dos trabalhos da equipe, que juntamente com a Sanebavi, irá atuar na fiscalização e acompanhamento das obras de Saneamento Básico que estão sendo executadas no município com recursos do PAC 2 – Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal .

 

 A reunião contou com a presença do Superintendente da Sanebavi, Danilo Ferraz, da assistente social Ana Paula Saraiva Nicesio (Sanebavi), do diretor de Projetos Miguel Alioto (Sanebavi) e do desenhista-projetista William Saunders Jr (Sanebavi), além de representantes do Ceprovi e dos membros da CAO,  Rodrigo Augusto Lima (Santa Claudina), Marisa G. Teixeira da Silva (Altos do Morumbi), José Aparecido Pereira (Capela), João Della Bruna (Distrito Industrial), Marcelo Rosa de Freitas e Leandro Francisco Real (São Joaquim) e Cintia Pagotto Brigante (Colinas de San Diego).

 

As atribuições da CAO e a importância dos trabalhos que serão desenvolvidos pela comissão junto às comunidades dos territórios beneficiados pelos empreendimentos foram os temas de abertura do encontro, que também discutiu as estratégias de comunicação do grupo, a disseminação das informações e o envolvimento dos moradores no processo de controle social.

 

A segunda etapa da reunião teve foco no andamento das obras, no percentual de trabalho que já está concluído em cada bairro e o que inda será executado nessas regiões. O espaço também foi aberto para debate e para que os membros da comissão pudessem tirar suas dúvidas.

As reuniões da Comissão de Acompanhamento de Obras acontecerão mensalmente e, a partir do mês de abril, o grupo vai dar início à visitação nas obras. O primeiro bairro a ser vistoriado pela comitiva será o Altos do Morumbi.  

 

A Comissão

A CAO é formada por 10 membros, sendo 6  titulares e 4 suplentes, que representam os 6 territórios que estão recebendo as obras de saneamento básico com recursos do PAC 2.

 

Os integrantes da Comissão de Acompanhamento de Obras foram eleitos durante as cinco audiências públicas realizadas nos meses de fevereiro e março.   Integram a CAO: Marisa Ganança Teixeira da Silva (titular) e Vera Lucia S. Barros (suplente) representando o Altos do Morumbi; José Aparecido Pereira (titular) e Elaine Cristina Massarati Neves (suplente) representando o bairro da Capela; Rodrigo Augusto Lima (titular) representando o bairro Santa Claudina e Região; Elias Delgado (titular) e João Della Bruna (suplente) representando o Distrito Industrial; Cintia Pagotto Brigante (titular) representando o Colinas de San Diego e  Marcelo Rosa de Freitas (titular) e Leandro Francisco Real (suplente) representando os moradores do Condomínio São Joaquim .

 

 “O objetivo  deste comitê é  integrar a comunidade com as intervenções e dar transparência ao processo. O grupo vai ter a oportunidade de acompanhar o andamento das obras, analisar seus impactos e transmitir as informações para a comunidade do território contemplado contribuindo assim para o exercício do controle social “ explicou a assistente social da Sanebavi,  Ana Paula  Saraiva Nicésio.

 

Recursos do PAC 2

 Os recursos na faixa de R$ 27 milhões liberados após a assinatura de convênio com a Caixa estão sendo  aplicados na implantação de 19 km da rede coletora de esgoto doméstico no Distrito Industrial, na construção de estações elevatórias e emissários de esgoto para os bairros Altos do Morumbi, Colinas de São Diego, Vila Fontaine e São Joaquim, além da ampliação da estação de tratamento de água do Jardim Santa Cândida (ETA 2) e da expansão da rede de distribuição para o Distrito Industrial que será abastecido pela ETA 3 em construção no São Joaquim. 

 

O recurso também está sendo utilizado na implantação de Redes Coletoras de Esgoto para os loteamentos Altos do Morumbi (Vista Alegre), Colinas de San Diego (Buracão), Vila Fontaine (Santa Claudina) e Morada dos Executivos (São Joaquim) e bairro Benedito Storani (Distrito Industrial); e de Redes de Distribuição de Água para o bairro Benedito Storani (Distrito Industrial) e Ampliação da Estação de Tratamento de Água Santa Cândida (ETA 2) que abastece os bairros Santa Cândida e Capela.

 

Responsabilidade Social

 Juntamente com essas obras de implantação  de redes coletoras de esgoto e abastecimento de água está em desenvolvimento uma série de ações de mobilização social, conscientização ambiental e de qualificação profissional realizadas pela Sanebavi com a população dos territórios beneficiados pelo empreendimento. Essas atividades fazem parte do Projeto de Trabalho Socioambiental – PTS que tem como objetivo promover o envolvimento dos moradores nas intervenções estimulando a sustentabilidade e a criação e manutenção de hábitos saudáveis em relação ao meio ambiente e a vida.

 

 

“A participação da população no âmbito público contribui para a transparência das ações executadas.  Nossa intenção é informar o usuário sobre todas as etapas da obra e instrumentalizar para que seja um agente multiplicador e cuidador da infraestrutura oferecida e também para que tenham consciência das suas ações sobre o meio ambiente”, afirmou a assistente social, Ana Paula Saraiva Nicésio.

Tamanho da fonte
Contraste