Após obras de impermeabilização, reservatório da Nova Vinhedo passa por testes de comprovação de qualidade

Reservatório de água no bairro Nova Vinhedo recebe impermeabilização
15 de março de 2018
Sistema de adensamento de lodo começa a ser construí­do na ETA 3
15 de março de 2018

 

A reforma do reservatório de água de 800 mil litros do bairro Nova Vinhedo está  sendo finalizada. Após o trabalho de impermeabilização da caixa com manta asfaltica,  o  próximo passo é a realização de testes de estanqueidade, método utilizado  para assegurar a qualidade da obra.

 

                A verificação da impermeabilidade do sistema será feita de acordo com a Norma NBR 9574, que determina que o reservatório seja totalmente enchido com água por no mínimo 72 horas. Em seguida, essa água de teste é desprezada e o local receberá uma limpeza para que possa entrar em operação caso não apresente nenhuma irregularidade.  

 

“Utilizamos a impermeabilização com manta asfaltica por ser a mais indicada e eficaz contra os vazamentos,  garantindo com isso, maior durabilidade do reservatório. A perda de água tratada representa um custo elevado para os municípios, tanto monetário quanto ambiental e a Sanebavi está trabalhando firmemente para reduzir esse índice de perdas em Vinhedo”, afirma o Superintendente da Sanebavi, Danilo Ferraz.

 

Do ponto de vista da engenharia, a água perdida nos reservatórios e caixas d’água muitas vezes percolam de maneira indesejada reduzindo a vida útil das estruturas de sustentação do próprio reservatório ou edificações vizinhas. Assim sendo, o custo de recuperação estrutural se soma ao custo da água tratada que é perdida, o que aponta mais uma vez para a necessidade da utilização de métodos  adequados, como o utilizado no reservatório da Nova Vinhedo.

 

Adequação

 

Prestes a completar  50 anos, o reservatório  passou por uma completa reestruturação e a estrutura ganhou novas tubulações, maiores e mais adequadas para a atual demanda do bairro.  Também foram trocadas as redes de distribuição e implantados  respiros na área superior da caixa. Para completar a reforma, foi feita a pintura de toda área externa e em breve o loca terá suas atividades retomadas.

 

 

 “A reforma do reservatório vai contribuir para a melhoria no abastecimento desta região.  Ela completa um conjunto de avanços que estamos realizando no bairro Nova Vinhedo,  como foi a implantação da nova rede de abastecimento que trocou os antigos tubos de amianto por tubos de PVC, que são muito mais resistentes e contribuem para a diminuição dos vazamentos”, afirmou o superintendente Danilo Ferraz.

 

 

A manutenção faz parte do pacote de obras aprovadas pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos que repassou para Vinhedo R$ 2,6 milhões, com contrapartida de 15% do município para serem investidos no combate às perdas.  

 

 

 

Tamanho da fonte
Contraste