Um grupo de 100 alunos do segundo ano do ensino médio do Colégio Estadual Patriarca Independência visitaram as dependências da estação de tratamento de água da Vila Planalto (ETA 1) e conheceram todas as etapas do processo de tratamento da água, antes de ela ser enviada para os reservatórios de distribuição à população.
A visita técnica foi solicitada pelo professor Luiz Toledo, que utilizou a visita à estação para reforçar os conceitos explicados durante as aulas da disciplina de química no colégio.
“Todos vieram para essa visita técnica com um questionário a ser preenchido sobre o processo de tratamento da água. Depois vou avaliar esse trabalho que valerá nota, por isso, todos estão atentos a todos os detalhes”, explica o professor Luiz.
Durante a visita, os alunos conheceram o novo sistema de supervisão e controle dos reservatórios nas duas estações de tratamento e observaram todas as etapas do tratamento, desde a entrada da água bruta na estação até a conclusão do processo com o envio da água potável para os reservatórios do município.
Desde 2009 a Sanebavi abre as portas de suas unidades para que as escolas tragam seus alunos para visitas técnicas, contribuindo para o aprendizado da disciplina e reforçando a importância da preservação ambiental.
O ‘Projeto Escola’ desenvolvido pela autarquia recebe todos os anos visitas de alunos das escolas de Vinhedo e de outras cidades da região como Campinas e Paulínia. Nesse período, mais de 3 mil alunos já participaram do projeto.
“Abrindo as portas da Sanebavi nós conseguimos atingir um público que se tornará multiplicador da informação ao comentar o assunto dentro de casa. Com isso, nós conseguimos despertar a consciência ambiental em toda a família”, afirma o Superintendente da Sanebavi, Odair Seraphim, o Canjica.